Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


destaque / História /


Publicada em: 20/08/2015 23:58 - Atualizada em: 21/08/2015 09:51
Curiosidade: há 120 anos Lavras recebia o cimento pela primeira vez
O primeiro cimento para construir a primeira calçada de Lavras: faz 120 anos que chegou a Lavras o cimento importado da Inglaterra

Rua Sant'Anna, onde o primeiro cimento que chegou a Lavras foi usado

 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Lavras é hoje uma das cidades que mais se constrói no Sul de Minas, além de ter entrado no processo de verticalização, com a construção de dezenas de prédios na região central e também em bairros, a cidade expandiu e centenas de habitações são construídas nos novos loteamentos.

Outro "canteiro de obras" da cidade é a Universidade Federal de Lavras (Ufla), que ainda se prepara para edificar um complexo hospitalar, o Hospital Universitário.

Diariamente são empregadas toneladas de cimento nas construções em Lavras. Quem vê a cidade com obras de construção civil por todo lado, sendo sede de grandes construtoras e incorporadoras, provavelmente não sabe que hoje, dia 20 de agosto, é uma data interessante para a construção civil em nossa cidade.

Há 120 anos, no dia 20 de agosto de 1895, era empregado, pela primeira vez em Lavras, o cimento. Isso mesmo, o cimento. Tem esta data a nota de compra de três barricas de cimento inglês da marca "J. B. White & Brothers", para ser empregado numa construção na cidade. A compra foi efetuada pela Câmara Municipal para ser usada na construção do primeiro passeio da cidade.

A compra foi efetuada através da Casa Barateza, a razão de 40 mil réis a barrica, da firma Dias Garcia & Cia., estabelecida a rua General da Câmara, 19 e 21, no Rio de Janeiro. O primeiro passeio cimentado de Lavras foi na rua Sant'Anna, no imóvel de João Alves de Azevedo.

Já o primeiro calçamento completou 180 anos no mês passado. Foi no dia 15 de junho de 1835 que foi iniciado o calçamento autorizado pela Câmara Municipal da rua Caetano Machado, a primeira rua a ser calçada em Lavras. Segundo consta dos arquivos da Prefeitura, o calçamento foi feito com "lajes de pedras", a 320 réis o "couro" (usado para puxar as lajes de pedra) e de 600 réis o "jornal" dos calceteiros (profissional que faz o calçamento). A rua Caetano Machado é hoje a rua Benedito Valadares.

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Homicídio em Lavras: rapaz morre a pauladas no bairro Nossa Senhora de Lourdes Furto em escola pública de Lavras: PM prendeu um dos ladrões e recuperou os objetos
   
Criminosos armados assaltam casa lotérica em Lavras - veja vídeo PM prende ladrões de gado na cidade de Perdões; animais eram vendidos em Lavras
   
Caixa amplia horário de atendimento das agências para saque de auxílio emergencial Bolsonaro nomeia João Chrysostomo de Resende Júnior como reitor da Ufla
.

Flashes de Notícias:

Jovem de 33 anos falece com suspeita de coronavírus em Lavras Mais um caso de coronavírus confirmado em Lavras
   
Primeiro caso de coronavírus confirmado em Lavras Falecimento de idosa que estava com suspeita de coronavírus em Lavras
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras