Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ História /


Publicada em: 20/08/2015 23:58 - Atualizada em: 21/08/2015 09:51
Curiosidade: há 120 anos Lavras recebia o cimento pela primeira vez
O primeiro cimento para construir a primeira calçada de Lavras: faz 120 anos que chegou a Lavras o cimento importado da Inglaterra

Rua Sant'Anna, onde o primeiro cimento que chegou a Lavras foi usado

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Lavras é hoje uma das cidades que mais se constrói no Sul de Minas, além de ter entrado no processo de verticalização, com a construção de dezenas de prédios na região central e também em bairros, a cidade expandiu e centenas de habitações são construídas nos novos loteamentos.

Outro "canteiro de obras" da cidade é a Universidade Federal de Lavras (Ufla), que ainda se prepara para edificar um complexo hospitalar, o Hospital Universitário.

Diariamente são empregadas toneladas de cimento nas construções em Lavras. Quem vê a cidade com obras de construção civil por todo lado, sendo sede de grandes construtoras e incorporadoras, provavelmente não sabe que hoje, dia 20 de agosto, é uma data interessante para a construção civil em nossa cidade.

Há 120 anos, no dia 20 de agosto de 1895, era empregado, pela primeira vez em Lavras, o cimento. Isso mesmo, o cimento. Tem esta data a nota de compra de três barricas de cimento inglês da marca "J. B. White & Brothers", para ser empregado numa construção na cidade. A compra foi efetuada pela Câmara Municipal para ser usada na construção do primeiro passeio da cidade.

A compra foi efetuada através da Casa Barateza, a razão de 40 mil réis a barrica, da firma Dias Garcia & Cia., estabelecida a rua General da Câmara, 19 e 21, no Rio de Janeiro. O primeiro passeio cimentado de Lavras foi na rua Sant'Anna, no imóvel de João Alves de Azevedo.

Já o primeiro calçamento completou 180 anos no mês passado. Foi no dia 15 de junho de 1835 que foi iniciado o calçamento autorizado pela Câmara Municipal da rua Caetano Machado, a primeira rua a ser calçada em Lavras. Segundo consta dos arquivos da Prefeitura, o calçamento foi feito com "lajes de pedras", a 320 réis o "couro" (usado para puxar as lajes de pedra) e de 600 réis o "jornal" dos calceteiros (profissional que faz o calçamento). A rua Caetano Machado é hoje a rua Benedito Valadares.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras