Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Esporte /


Publicada em: 17/08/2015 15:38 - Atualizada em: 17/08/2015 23:34
Padre Victor será beatificado em novembro
Católicos do Sul de Minas se preparam para a solenidade de beatificação daquele que poderá se tornar o primeiro santo negro brasileiro

Padre Francisco de Paulo Victor (Imagem de domínio público)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Para muitos ele já é considerado um santo, seu nome já foi citado até em discurso de posse do governador Aureliano Chaves e em show do cantor Milton Nascimento. No Sul de Minas ele divide fiéis com Nhá Chica, de Baependi. Padre Francisco de Paula Victor, que viveu e morreu em Três Pontas, está na pauta do Vaticano, ele será beatificado em novembro.

Padre Victor nasceu em Campanha, fez seus estudos em Mariana e foi paroquiar Três Pontas, onde viveu e fez história durante 53 anos. Ele nasceu em 1827 e morreu em 1905. Seu corpo está sepultado no interior da Matriz daquela cidade.

O sacerdote teve um milagre reconhecido pelo Vaticano e, segundo a Associação Padre Victor, as autoridades em Roma aceitaram a proposta de data encaminhada pelo bispo da diocese de Campanha, dom frei Diamantino Prata de Carvalho, devendo o ato solene ocorrer no aeroporto da cidade. Ato que há dois anos, os mineiros da região do Sul de Minas assistiram em Baependi, com a beatificação de Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, que nasceu no Rio das Mortes em 1810 e morreu em Baependi, em 1895. 

Todos os anos, no dia 23 de setembro, Três Pontas para e celebra o aniversário de morte de seu "Anjo Tutelar" e este ano serão lembrados os 110 anos de sua morte. A diocese de Campanha, a Associação Padre Victor e a Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda, preparam uma grande celebração para receber cerca de 60 mil visitantes naquela cidade.

Três Pontas tem até um memorial dedicado ao Padre Victor, ele fica ao lado da Matriz de Nossa Senhora da Ajuda, no memorial estão expostos paramentos usados pelo sacerdote, livros, fotos de procissões, objetos pessoais, uma escultura em tamanho natural e documentos. Já na Matriz de Nossa Senhora da Ajuda, a visitação é no túmulo do sacerdote, onde as pessoas rezam, depositam flores e fazem pedidos.

O processo de beatificação daquele que poderá ser o primeiro santo negro brasileiro - de genuinamente brasileiro, só existe São Frei Galvão, canonizado em cerimônia em São Paulo em 2007, pelo papa Bento XVI, teve início no dia 12 de junho de 1998, quando foi realizada a Exumação dos restos mortais do Servo de Deus Padre Victor, com a presença do Postulador da causa, Frei Paolo Lombardo, OFM, de Roma; da vice-postuladora, Irmã Célia B. Cadorin; do bispo Diocesano da Campanha, Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho; autoridades civis e eclesiásticas, da Associação Padre Victor, de médico peritos do Instituto Médico Legal de Belo Horizonte, de médico perito de Três Pontas.  Os restos mortais foram levados para o Carmelo São José, para estudo.

No dia 28 de junho de 1998, num momento de extrema emoção, o povo trespontano acompanhou as relíquias do padre, sendo transladado até a Matriz Nossa Senhora d´Ajuda. Os restos mortais do padre Francisco de Paula Victor estão depositados num sarcófago, numa capelinha, dentro da Matriz d´Ajuda.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras