Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ História /


Publicada em: 16/08/2015 21:44 - Atualizada em: 17/08/2015 09:01
16 de agosto, o dia que a Igreja do Rosário foi invadida por manifestantes
16 de agosto, dia que os manifestantes, aos gritos, invadiram a igreja do Rosário, quebraram móveis e rasgaram papéis

Igreja Matriz de Sant'Anna, hoje igreja do Rosário, que foi invadida pelos manifestantes há 140 anos (Desenho de Luiz Teixeira da Silva)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A praça Augusto Silva foi na manhã de hoje palco de uma manifestação pacífica que reuniu cerca de 120 pessoas que pediam o impeachment da presidente Dilma Rousseff, os manifestantes gritavam palavras de ordem contra o Partido dos Trabalhadores, contra Dilma e contra Luis Inácio Lula da Silva.

Quem viu a manifestação de hoje possivelmente não sabe que há exatamente 140 anos aquela praça, que na época não tinha a denominação de praça, foi palco de outra manifestação, porém mais ruidosa e não pacífica.

No dia 16 de agosto de 1875, um grupo de aproximadamente 200 jovens invadiu a igreja Matriz de Sant'Anna, hoje igreja do Rosário, onde se realizava o alistamento militar, os jovens destruíram todos os papéis e quebraram a mobília onde era realizado a alistamento.

Entre empolgados gritos de "abaixo o decreto 2.556" eles desfilavam pelas ruas e becos de Lavras desafiando as autoridades. O líder do movimento "rasga listas", que aqui ficou conhecido como "quebra cumbuca", foi preso: Francisco Ignácio de Magalhães, conhecido pela alcunha de "Chico Emília", foi  libertado logo em seguida pelos companheiros que ameaçaram destruir a cadeia.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras