Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Tecnologia /


Publicada em: 14/08/2015 08:35 - Atualizada em: 14/08/2015 13:41
Lavras ganha projeto pioneiro de gestão de cidades
Lavras ganha projeto-piloto da primeira empresa especializada em smart cities do Brasil

Vista parcial de Lavras (Foto:Jornal de Lavras)

 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Lavras foi a cidade escolhida para participar de um projeto-piloto, um projeto pioneiro em Minas Gerais denominado Smart Cities (cidades inteligentes), que tem ajudado cidades a elaborar estratégias de melhorias de acordo com as necessidades de cada uma. Lavras foi a primeira do Estado a participar do projeto-piloto executado, também, na cidade Águas de São Pedro, do interior de São Paulo.

A empresa responsável pela implantação do projeto é a Tacira, com suporte financeiro do Grupo Ceres, que nos últimos dez anos investiu em uma dezena de companhias de diferentes segmentos, inclusive Tecnologia - a nova empresa inicia a operação no mercado brasileiro com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nas cidades. Dirigida por Washington Tavares (foto), executivo com vasta experiência em comunicação digital e líder da comunidade mundial do TM Forum para Smart Cities, a Tacira nasce com sede em São Paulo e filial em Londres, passo estratégico na direção de sua internacionalização e presença no mercado global.

Na cidade de Águas de São Pedro, primeira cidade digital do país localizada no interior de São Paulo, a companhia está desenvolvendo o Boulevard Gourmet, projeto que visa tornar o boulevard da rua João Azevedo em um local turístico, com restaurantes, feiras gastronômicas e espaços de entretenimento. Por meio de Smart Solutions a população terá acesso a infraestrutura pública de Wi-Fi, hotsites com guias e informações da cidade, check-in na área com integração Foursquare, Facebook e Google, além de receber notificações nos canais (aplicativo, web e e-mail) sobre promoções, clima, eventos, entre outros.

Já em Lavras, o projeto é direcionado para o combate à dengue, uma vez que a cidade concentra maior volume de focos da doença em todo o Sul de Minas. A Tacira criou um aplicativo que funciona como um canal direto entre a população e o Poder Municipal. Através do aplicativo CIVIS, o usuário fotografa o local suspeito de foco da dengue, envia a imagem e solicita a visita de um agente da Prefeitura. Um dispositivo de geolocalização leva a equipe até o local e o foco é removido.

Washington Tavares disse que no caso de Lavras, o problema a ser enfrentado é a dengue porque este ano o número de casos confirmados ultrapassa a casa dos 4 mil, fato nunca antes registrado na cidade.

Por esse motivo, a empresa elaborou uma estratégia para reduzir a incidência da doença em Lavras e também conscientizar a população para evitar que a epidemia se repita no próximo período chuvoso, de forma que os moradores participem ativamente desse trabalho.

Os moradores de Lavras poderão também, através do aplicativo chamado "CIVIS-Lavras", solicitar limpeza em lotes sujos.

"Uma equipe interna da prefeitura vai receber a reclamação, fazer a triagem e encaminhar para o serviço responsável. O cidadão vai acompanhando e, quando a situação é solucionada, ele é informado", explicou Washington Tavares.

O aplicativo está em fase de teste, ele foi implantado há dois meses e apenas os servidores municipais tem acesso a ele, mas espera-se que este mês ele seja disponível a toda a população. 

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br 
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Pichações continuam em Lavras, desta vez foi na pista de skate da Selt - veja fotos Enduro da Independência terá a largada em Ubatuba-SP e chegada em Lavras
   
Empresa de ônibus foi condenada a indenizar cadeirante de Lavras PRF recolhe os radares móveis das estradas federais
   
Aluna de 16 anos foi flagrada usando droga no banheiro de escola em Lavras, reagiu e foi contida pela PM Vandalismo em Lavras: pichadores não pouparam nem a principal praça da cidade
.

Flashes de Notícias:

Briga com facada no Centro de Lavras 1ª Edição do Fest Vai
   
"Onda Verde" nos semáforos de Lavras Pacientes com acompanhante na UPA Lavras
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Série Viajadamente no Peru - Parte 6 - Lima Série Viajadamente no Peru - Parte 5 - Machu Picchu
   
Série Viajadamente no Peru - Parte 4 - Machu Picchu Série Viajadamente no Peru - Parte 3 - Cusco
   
Série Viajadamente no Peru - Parte 2 - Cusco Série Viajadamente no Peru - Parte 1 - Cusco

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras