Vista parcial de Lavras (Foto:Jornal de Lavras)
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Lavras foi a cidade escolhida para participar de um projeto-piloto, um projeto pioneiro em Minas Gerais denominado Smart Cities (cidades inteligentes), que tem ajudado cidades a elaborar estratégias de melhorias de acordo com as necessidades de cada uma. Lavras foi a primeira do Estado a participar do projeto-piloto executado, também, na cidade Águas de São Pedro, do interior de São Paulo.
A empresa responsável pela implantação do projeto é a Tacira, com suporte financeiro do Grupo Ceres, que nos últimos dez anos investiu em uma dezena de companhias de diferentes segmentos, inclusive Tecnologia - a nova empresa inicia a operação no mercado brasileiro com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nas cidades. Dirigida por Washington Tavares (foto), executivo com vasta experiência em comunicação digital e líder da comunidade mundial do TM Forum para Smart Cities, a Tacira nasce com sede em São Paulo e filial em Londres, passo estratégico na direção de sua internacionalização e presença no mercado global.
Na cidade de Águas de São Pedro, primeira cidade digital do país localizada no interior de São Paulo, a companhia está desenvolvendo o Boulevard Gourmet, projeto que visa tornar o boulevard da rua João Azevedo em um local turístico, com restaurantes, feiras gastronômicas e espaços de entretenimento. Por meio de Smart Solutions a população terá acesso a infraestrutura pública de Wi-Fi, hotsites com guias e informações da cidade, check-in na área com integração Foursquare, Facebook e Google, além de receber notificações nos canais (aplicativo, web e e-mail) sobre promoções, clima, eventos, entre outros.
Já em Lavras, o projeto é direcionado para o combate à dengue, uma vez que a cidade concentra maior volume de focos da doença em todo o Sul de Minas. A Tacira criou um aplicativo que funciona como um canal direto entre a população e o Poder Municipal. Através do aplicativo CIVIS, o usuário fotografa o local suspeito de foco da dengue, envia a imagem e solicita a visita de um agente da Prefeitura. Um dispositivo de geolocalização leva a equipe até o local e o foco é removido.
Washington Tavares disse que no caso de Lavras, o problema a ser enfrentado é a dengue porque este ano o número de casos confirmados ultrapassa a casa dos 4 mil, fato nunca antes registrado na cidade.
Por esse motivo, a empresa elaborou uma estratégia para reduzir a incidência da doença em Lavras e também conscientizar a população para evitar que a epidemia se repita no próximo período chuvoso, de forma que os moradores participem ativamente desse trabalho.
Os moradores de Lavras poderão também, através do aplicativo chamado "CIVIS-Lavras", solicitar limpeza em lotes sujos.
"Uma equipe interna da prefeitura vai receber a reclamação, fazer a triagem e encaminhar para o serviço responsável. O cidadão vai acompanhando e, quando a situação é solucionada, ele é informado", explicou Washington Tavares.
O aplicativo está em fase de teste, ele foi implantado há dois meses e apenas os servidores municipais tem acesso a ele, mas espera-se que este mês ele seja disponível a toda a população.
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