Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 14/08/2015 18:32 - Atualizada em: 15/08/2015 09:27
Crime contra o patrimônio histórico: imagem furtada de igreja em Aiuruoca
Os furtos em igrejas históricas brasileiras sempre fizeram parte do universo de crimes contra o patrimônio cultural

Matriz de Nossa Senhora da Conceição, de onde foi levada a imagem de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento (Foto do site oficial da cidade)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O estado de Minas possui um expressivo acervo cultural, heranças da religiosidade que fez com que diversos artistas se estabelecessem aqui na primeira metade do século XVIII. As presenças destes artistas estão evidenciadas nas igrejas e capelas. Quase toda cidade mineira tem um templo com imagens sacras que atiçam o desejo e a cobiça de muitos colecionadores, antiquários e comerciantes.

Segundo o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), cerca de 600 obras de arte sacra estão desaparecidas, e outras tantas já foram recuperadas e retornaram a seus locais de origem. No entanto, cerca de 151 peças foram apreendidas pelo Ministério Público e Polícia Federal, mas seus locais de origem ainda não foram identificados.

Hoje mais uma cidade foi alvo de furto de imagem sacra, foi a cidade de Aiuruoca, no Sul de Minas. No interior da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, naquela cidade, existem quatro altares de madeira do princípio do século XIX. Os altares são trabalhados em arabescos, medalhões, nas cores creme e dourado. O forro da matriz não corresponde ao seu estilo. O altar Mor é de mármore trabalhado. Neste mesmo altar encontra-se a imagem da padroeira e logo acima um quadro em azulejo de Nossa Senhora da Conceição tendo à sua direita e a esquerda dois anjos. Seu interior é de cor cinza altares laterais de mármore.

Em um dos altares estava a imagem de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento que desapareceu misteriosamente e sua falta foi sentida na manhã de hoje, quinta-feira, dia 13, o zelador daquele templo procurou todos os funcionários da Matriz e questionou se algum deles havia retirado a imagem para limpeza e, para sua surpresa, ninguém sabia de nada. O zelador procurou a polícia e relatou o furto. Agora a cidade de Aiuruoca faz parte das cidades que perdeu uma parte de seu acervo sacro. O valor histórico da peça é inestimável.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras