Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Cultura /


Publicada em: 12/08/2015 11:42 - Atualizada em: 12/08/2015 15:38
Quadro sacro que foi levado de Lavras voltará para MG nos próximos dias
Verônica do século XVIII foi doada ao Masp por um estudante de Lavras que resgatou a obra na década de 50; na época ela estava embaixo de entulhos na Igreja do Rosário

Obra de arte do século XVIII que foi levada de Lavras vai voltar para Minas Gerais, por decisão do MPMG. (Foto: Reprodução Obras do Masp)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O quadro sacro de Verônica pertence ao acervo da igreja do Rosário, em Lavras, e na década de 50, quando aquele templo estava em ruínas, o estudante do Instituto Gammon William Daghlian o encontrou sob um amontoado de telhas, tijolos e pedaços de madeira. Daghlian percebeu que não havia segurança e nem condições da permanência do quadro naquele templo, então ele pegou o quadro de autor desconhecido, com o consentimento de uma vigia da igreja, e o levou para São Paulo.

Durante um período a obra ficou sob sua guarda até que fez uma doação ao Masp (Museu de Arte de São Paulo), nesta época ele já era um músico de renome nos Estados Unidos. A obra foi vista por um lavrense exposta no Masp, ele a reconheceu e denunciou nas promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico (CPPC/MPMG), que iniciou negociações com o museu em 2009 para devolução da tela.

A direção do Masp se propôs a devolver a obra para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Como Lavras não tem condições de recebê-la de volta, por não ter local apropriado para acondicioná-la, ficou decidido que ela seria enviada para São João del-Rei, porém, decidiu-se que a obra teria que primeiro passar por um processo de restauração.

O quadro, que mede 1,2 por 60 de largura, deverá chegar a Belo Horizonte nos próximos dias. O comunicado oficial sobre o retorno da peça será feito oficialmente na próxima segunda-feira, na Casa do Conde, na capital, durante a comemoração do Dia do Patrimônio Nacional, com a tradicional homenagem à memória do belo-horizontino e primeiro presidente da instituição federal, Rodrigo Melo Franco de Andrade, falecido em 1969.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras