Membros da Euterpe Operária com o deputado Lafayette Andrada
Comemorar cem anos de atividades ininterruptas não é para qualquer instituição. É preciso muito empenho, determinação e amor no que se faz para superar todas as dificuldades encontradas ao longo de tantas décadas. A Corporação Musical Euterpe Operária venceu todas elas e celebra seu centenário este ano mais renovada que nunca. Além da banda, a corporação administra uma escola de música que promove ensino gratuito a cidadãos de Lavras de todas as faixas etárias. "A música transforma as pessoas. Só faz o bem. Temos muito orgulho de, há quase 20 anos, disseminarmos esta arte entre as pessoas", ressalta o tesoureiro da corporação, Edinaldo Murilo Gonçalves.
Na escola, há aulas de piston, clarinete, flauta transversal, contrabaixo, bombardino, trombone de vara e percussão. Todos os instrumentos são fornecidos aos alunos pela corporação, para evitar qualquer empecilho no aprendizado. Nos últimos meses foi possível uma ampliação deste trabalho e também do número de alunos por causa da doação de novos instrumentos pelo deputado estadual Lafayette Andrada (PSDB).
O parlamentar adquiriu dois trombones, dois pistons, duas clarinetas e uma flauta para a corporação. "É uma alegria muito grande saber que a arte da música está sendo multiplicada entre os cidadãos de Lavras por causa do brilhante trabalho da Euterpe Operária. Estarei sempre empenhado na melhoria e ampliação dos trabalhos da instituição", disse o deputado. O vereador e presidente da Câmara Evandro Castanheira realizou o intermédio das negociações.