Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 08/08/2015 10:41 - Atualizada em: 08/08/2015 20:47
Projeto da UFLA ajuda BH a conquistar o título de cidade mais inteligente do país em meio ambiente
Parte desse resultado se deve ao projeto Inventário das Árvores de Belo Horizonte, realizado pela Universidade Federal de Lavras

Equipe do Lemaf continua o inventário de todas as árvores da capital mineira (Foto extraída do site da Ufla)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A cidade de Belo Horizonte conquistou a primeira colocação no Ranking do Connected Smart Cities no segmento Meio Ambiente, a 2ª colocação no segmento Governança e o 3º lugar no Ranking Geral como a cidade mais inteligente e conectada do País. Parte desse resultado se deve ao projeto Inventário das Árvores de Belo Horizonte, realizado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), sob a coordenação do Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf) e o apoio da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc).

A premiação foi entregue durante a primeira edição do Connected Smart Cities – Cidades Inteligentes no Brasil, realizada de 3 a 5 de agosto, no Centro de Eventos Pró-Magno, em São Paulo.

O feito foi registrado na revista Exame, edição de 30 de julho, ressaltando o desempenho da capital mineira em ações de sustentabilidade, sobretudo, com destaque para o projeto Inventário das Árvores de Belo Horizonte, realizado desde 2011, em atendimento à demanda da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMMA.

O interessante desta projeção para Minas Gerais é que a plataforma Connected Smart Cities engloba prefeituras e secretarias; gestores públicos federais, estaduais e municipais; empresários, engenheiros, arquitetos, e demais planejadores e pensadores de organizações comprometidas com o desenvolvimento de cidades inteligentes; fundos de investimentos, bancos financiadores e organismos internacionais de fomento; investidores, construtoras; entidades de classe e universidades.

O projeto Sistema de Informações do Inventário de Árvores de Belo Horizonte (SIIA), é resultado de uma colaboração técnica e financeira entre a Prefeitura de Belo Horizonte e Cemig. O sistema, ainda em desenvolvimento, possibilitará o conhecimento pleno das características e condições das árvores inventariadas, a fim de viabilizar um melhor planejamento do manejo, aprimoramento e expansão da arborização urbana. Os dados tabulados poderão ser usados para orientar podas e prever quedas de galhos e árvores que se encontram em más condições, evitando problemas futuros.

O sistema on-line é atualizado com os dados enviados pelos agentes de campo e permite a visualização georreferenciada tanto das zonas quanto a localização de uma árvore específica. Armazena informações individuais das plantas e possibilita Arborização Urbana: LEMAF realiza inventário das árvores de Belo Horizonte o cruzamento de dados e geração de relatórios. A estimativa é que sejam inventariadas cerca de 500 mil árvores da capital. O projeto, inédito no Brasil, tem a coordenação do professor José Roberto Soares Scolforo, reitor da Universidade.

Fonte: Ascom UFLA

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras