Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 31/07/2015 00:38 - Atualizada em: 31/07/2015 14:24
Ele tem 81 anos e ainda participa de corridas de rua. Conheça a história deste lavrense
O idoso coleciona medalhas e troféus que ganha em corridas de rua e maratonas

Senhor Enoche exibe sua coleção de medalhas e troféus com muito orgulho (Fotos: Jornal de Lavras)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Participar de uma maratona ou de uma corrida como a São Silvestre para muitos jovens não é uma tarefa fácil, tem que treinar muito, se alimentar de forma balanceada e ter um acompanhamento médico. Agora, imagine para um idoso de 81 anos que não treina, se alimenta com comida feita na gordura de porco, come pão recheado com torresmo, não tem nenhum acompanhamento médico especial, o único médico que ele tem contato é de um posto de saúde de um bairro da cidade e que sempre e ao final da consulta diz: "o senhor não tem absolutamente nada".

Essa pessoa existe, ela mora na zona rural de Lavras, na Comunidade Jabuticabeiras, é uma pessoa simples que tem uma riqueza enorme e que faz questão de compartilhá-la com todos: o bom humor e simpatia que faz questão de esbanjar. Ele é um fenômeno, um idoso de 81 anos que corre como um atleta jovem, e que tem um diferencial único no mundo: o atleta corre apenas no dia da corrida, não treina e tem um preparo físico fora do comum.

Este é o senhor Enoche Sebastião de Jesus, que nasceu no dia 30 de maio de 1934, na zona rural de Lavras. Em 29 de junho do mesmo ano, foi batizado e faz questão de falar qual o padre que o batizou, o alemão Luiz Ting. Enoche se casou no dia 20 de outubro de 1956 com Maria Domingas de Jesus. Um detalhe: todas estas datas foram citadas por ele de memória, outra característica deste atleta é uma memória extraordinária.

Enoche é um católico fervoroso, devoto de Padre Vitor, que ele chama de "Santo Padre Vitor". Na sala de sua casa simples, mas acolhedora, tem vários quadros de santos misturados aos de família. Mostra com orgulho uma fotografia dele com a esposa em Aparecida, viagem realizada há muitos anos e que foi eternizada num quadro.

Durante todo o tempo ele passa uma alegria contagiante para as pessoas, tem sempre um sorriso nos lábios, que desaparece apenas quando fala de sua companheira que partiu deixando ele, seus dois filhos, netos e bisnetos.

Quando o assunto é corrida, Enoche se empolga e mostra mais de uma dezena de medalhas conquistadas em Lavras, São Paulo, Ribeirão Vermelho e outras cidades. Tem também troféus, camisas e toalhas com monogramas de corridas comemorativas.

Quando foi questionado sobre quando e como começou a correr, a gargalhada tomou conta do ambiente, gargalhadas da neta, do noivo da neta e de dois bisnetos, filhos de outra neta e que estavam visitando o bisavô.

A história do início da "vida esportiva" de Enoche é realmente muito engraçada. Ele, já idoso, se inscreveu para uma corrida que seria realizada na Comunidade rural dos Rosas e se arrumou todo para participar: chegou lá de calça social, camisa social por dentro da calça, cinto e sapato social. Enoche correu  mesmo assim e venceu sua primeira corrida.

As corridas subsequentes foram com roupa apropriada, mas descalço. Seu primeiro par de tênis veio muito tempo depois. Hoje ele corre com um par de tênis velho mas é bem sucedido nas corridas. A São Silvestre é a corrida mais importante de sua carreira esportiva, e ele disse que este ano participará novamente.

A São Silvestre pode ser a mais conhecida em grau de importância, mas para ele a corrida que gosta de participar é a "Audley Gammon" e neste mês de agosto ele correrá. Outra corrida que ele também fala com orgulho foi uma realizada em Ribeirão Vermelho, onde ganhou em primeiro lugar e recebeu um par de tênis, troféu, camisa e R$ 25 reais.

Segundo sua neta Elisangela Silva Liss, Enoche sai de sua propriedade rural, que fica cerca de cinco quilômetros da rodovia BR-265, para pegar o ônibus para vir a Lavras, mas quando chega mais cedo no ponto de ônibus, ele não tem paciência para esperar o coletivo, e simplesmente vem a pé para Lavras. Isso representa uns quinze quilômetros, distância que faz sem nenhum problema.

Durante a semana ele passa seu tempo apartando vacas, tirando leite, capinando e roçando pasto, serviço pesado para um homem de 81 anos, mas que para ele não é nada, afinal ele é um atleta. Ele tem 12 vacas e algumas galinhas, tem dois cachorros que são seus companheiros e que gostam de ficar sempre próximo das pessoas.

Enoche tem uma visão da vida bastante curiosa, ele enaltece as mulheres e as coloca em primeiro lugar em tudo. "O que seria do mundo se não fosse as mulheres? Elas são as figuras mais importantes do mundo", disse. Questionado por que, ele respondeu: "O nosso Salvador foi gerado num ventre de uma mulher, se você hoje olhar para o céu e ver um avião voando, ele foi inventado por um homem, que veio ao mundo através de uma mulher, para mim as mulheres são sagradas", reafirmou.

Ele tem planos para realizar no próximo ano: participar de uma romaria a pé até o Santuário de Aparecida, e se isso acontecer como está prevendo, seu Enoche vai aumentar e muito seu rol de amigos, pois ele é uma pessoa agradável, tem uma conversa interessante e contagia as pessoas com sua alegria e bom humor.

Quem quiser conhecer este atleta que corre somente no dia da corrida, que não treina e que come pão com torresmo, não pode perder a Corrida de Rua Audley Gammon, neste mês de agosto. Vale a pena. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras