Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 30/07/2015 09:28 - Atualizada em: 30/07/2015 14:28
Pesquisadores da Epamig em Lavras identificam praga do café que não era vista desde 1919
Pesquisadores da Epamig em Lavras identificam primeira ocorrência da cochonilha-vermelha-do-cafeeiro em Minas Gerais

Cochonilha vermelha como se apresenta na lavoura. (Fotos: Epamig/Lavras)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Os pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Ernesto Prado, Lenira Santa-Cecília e Paulo Rebelles e o agrônomo Eduardo Mosca relataram a primeira ocorrência da cochonilha-vermelha-do-cafeeiro, em lavouras do estado de Minas Gerais. A praga, encontrada no município de João Pinheiro (MG) em setembro de 2014, foi identificada no laboratório de Controle Biológico de Pragas da Epamig/EcoCentro em Lavras.

"Havia apenas um relato desse inseto no estado de São Paulo, em 1919. Desde então, nenhuma nova ocorrência havia sido registrada", explicou Lenira Santa-Cecília.

O inseto atua sugando a seiva do café, podendo ser encontrado em botões florais, chumbinhos e brotações, onde a cochonilha desenvolve uma produção de teias. As plantas atingidas podem apresentar queda de chumbinho e frutos. Nestas situações são necessárias medidas de controle da praga. O monitoramento da lavoura também deve ser adotado de forma a evitar proliferação das ocorrências.

A pesquisadora Lenira Santa-Cecília explica que o nível de infestação das amostras foi baixo e que, por isso, nenhuma medida de controle foi necessária. "A cochonilha foi encontrada em botões florais, chumbinhos e brotações em um baixo nível de infestação. O ataque da praga foi considerado sem importância econômica e restrito a algumas plantas do talhão, não prejudicando a lavoura", disse a pesquisadora.

Os relatos sobre a incidência da cochonilha-vermelha-do-cafeeiro foram publicados na revista CheckList – The Journal of Biodiversity Data, de 14 julho de 2015.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras