Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Educação /


Publicada em: 27/07/2015 20:43
Ufla e instituto americano estudam parceria para o curso de Medicina
Universidade Federal de Lavras e o Institute for Healthcare Improvement estudam primeira parceria internacional para o curso de Medicina

Representante da IHI no Brasil, Paulo Borém apresenta a missão e oportunidades de parceria com a Ufla (Foto: Ascom/Ufla)

 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

O curso de Medicina da Universidade Federal de Lavras (Ufla) finaliza o primeiro período letivo com iniciativas estratégicas para a sua consolidação. Além da parceria firmada com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para a realização de aulas práticas de Anatomia, o Departamento de Saúde (DSA) busca formalizar a primeira parceria internacional.

No dia 17, o médico-cirurgião Paulo Borém, representante do Institute for Healthcare Improvement (IHI), participou de reunião na Ufla para apresentar a missão do instituto americano, voltado para a melhoria das experiências em saúde no mundo, centrado no paciente, com o princípio de qualidade e segurança dos procedimentos.  Com sede em Cambridge, Massachusetts, o IHI tem uma abordagem diferenciada da ciência médica, com foco na qualidade total e redução de erros em processos da área de saúde.

Com parcerias em países das Américas, Europa, África e Ásia, o IHI defende uma abordagem no sistema de saúde no modelo intitulado Triple Aim, que prevê a melhoria contínua da experiência do cuidado ao paciente, a melhoria da saúde da população e a redução de custos. O sistema adota metas pré-estabelecidas voltadas para redesenhar os processos e organizar melhor os fluxos, no que chamam 'cuidado perfeito'.

No Brasil, o Instituto mantém parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), envolvendo cerca de 40 hospitais no projeto 'Parto Adequado', voltado para a redução de cesarianas, além da Associação Santa Catarina com sede em São Paulo e Unimed.

No caso da Ufla, o curso de Medicina teve início com uma proposta diferenciada, de formar um profissional com foco no atendimento humanizado e adaptado à realidade das condições enfrentadas no Sistema Único de Saúde (SUS). Na avaliação dos coordenadores do curso de Medicina, professora Joziana Barçante e Vitor Luis Tenório Mati, a parceria com o IHI fortalece os princípios que têm orientado a criação do curso na Universidade.

O primeiro passo será a institucionalização na Ufla da primeira unidade brasileira do Open School IHI, que disponibiliza cursos online de formação na área de qualidade e segurança na saúde. Ao todo, são 20 cursos disponíveis para estudantes e professores e, na Ufla, eles deverão ser ofertados como atividade complementar reconhecida no currículo. No mundo, o IHI tem cerca de 250 mil estudantes e residentes que já concluíram o curso online e existem 739 unidades em 72 países. Em breve, a Ufla deverá anunciar os detalhes e as formas de adesão.

Além disso, o IHI abre portas para novas interações com instituições de referência em diferentes partes do mundo em que mantém projetos de colaboração. Uma oportunidade de parceria já apresentada é com a Hofstra Nofstra North Shore School of Medicine, universidade americana que tem os mesmos ideais da Ufla e tem sido referência em iniciativas inovadoras na formação de profissionais que priorizam a relação com o paciente. Eles desenvolvem o já reconhecido projeto interdisciplinar "Doctors of Tomorrow". Outra possibilidade já mencionada é a interação com Harvard Medical School.

A reunião de apresentação do IHI teve a presença da chefe de gabinete, professora Ana Carla Marques Pinheiro; assessor para Desenvolvimento Acadêmico, professor João Chrysóstomo de Resende Júnior; diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun Júnior; coordenadora do curso de Medicina, professora Joziana Barçante; os docentes do curso Vitor Luis Mati (coordenador) e Lucas Giarolla e o membro da comissão de implantação do curso, Thales Augusto Barçante.

Cibele Aguiar 

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Ufla obtém resultados de excelência no Enade Agência da Copasa em Lavras voltou com o atendimento presencial, mas com restrições
   
Inaugurado na Ufla, o LabCovid, que realizará exames de diagnóstico da Covid - veja fotos Ufla, em parceria internacional, realiza pesquisa inédita sobre a reconstrução do clima da Amazônia
   
Vacinação contra sarampo para jovens e adultos em Lavras vai até o dia 30 Bombeiros de MG atenderam a 40 afogamentos nos 12 primeiros dias de outubro
.

Flashes de Notícias

.  

Blog Sabrina Cicareli:

Decoração da minha Kitnet Tudo de Bom no Os Mais Influentes Revista Elitte 2019
   
Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras