Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 06/07/2015 21:15 - Atualizada em: 07/07/2015 08:27
Envenenamento de gato terminou com registro de boletim de ocorrência em Lavras
Os envenenamentos lideram o "ranking" de mortes abruptas entre animais de pequeno porte; cães e gatos são mais vulneráveis a esse tipo de perigo

Gato que foi vítima da maldade e morreu envenenado com "chumbinho" no bairro Alphavile, em Lavras (Foto: arquivo da proprietária do gato)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Os moradores do bairro Alphavile estão preocupados com o aparecimento de animais de estimação mortos, eles estão sendo envenenados, pelo menos foi o que constatou a necropsia de um gato encontrado morto naquele bairro.

O animal pertencia a uma jovem que mora na rua Maria Conceição Pereira, ele estava desaparecido e foi encontrado morto no interior de uma garagem de um vizinho da proprietária do gato. Ele foi envenenado e tentou voltar para casa, mas não conseguiu chegar e foi morrer na casa do vizinho. A proprietária do gato o levou para a Universidade Federal de Lavras (Ufla), no Departamento de Medicina Veterinária, ele foi necropsiado e foi encontrada grande concentração de "chumbinho", um agrotóxico de alta toxidade, é um produto clandestino que não possui registro na Anvisa e em nenhum órgão do governo.

Ele é comercializado por organizações criminosas, que normalmente conseguem a matéria prima para a fabricação deste produto em roubo de carga. Seu uso está relacionado intensamente a assassinatos, suicídios, e mortes por intoxicação acidental. Pessoas ou animais que ingerem o produto sofrem dores intensas, vômitos e também a perda do sistema imunológico, além de deteriorar as células e tecidos.

Envenenamento de animais, domésticos ou silvestres, é crime e a pessoa pode ser penalizada até mesmo com detenção. O uso de um produto do tipo do "chumbinho" é um agravante.

O envenenamento de animais está previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605, de 13/02/98). O artigo 32 da lei diz que é considerado crime ambiental "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos". A pena prevista é detenção de três meses a um ano e multa.

A proprietária do gato envenenado com "chumbinho" no bairro Alphavile registrou um boletim de ocorrência na Polícia Militar.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras