Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 25/06/2015 10:46 - Atualizada em: 25/06/2015 15:52
Febre maculosa em Lavras não foi confirmada pelos exames da Funed
Mesmo negativado, ações continuarão nas margens do rio Capivari

Carrapato transmissor da febre maculosa

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A Fundação Ezequiel Dias (Funed), de Belo Horizonte, divulgou nesta quarta-feira, dia 24, o resultado do exame de sangue de Richardson Santos Pereira, que morreu no dia 14 de junho, em Lavras, com suspeita de ter contraído a febre maculosa. De acordo com o resultado do exame, não foi constatada a febre maculosa e nem outras doenças febris que são a febre amarela, hantavirose,  leptospirose, leishmaniose e hepatites virais. O protocolo de doenças febris é um procedimento-padrão do laboratório, desde o momento em que ocorre uma notificação de febre maculosa.

Ainda serão realizados outros exames para saber a causa morte de Richardson e o resultado para dengue ainda está sendo investigado. A Secretaria de Estado da Saúde segue investigando a causa da morte.

Richardson Santos Pereira e mais três amigos foram pescar nas margens do rio Capivari no dia 31 de maio, ele foi picado por dezenas de carrapatos e, quando retornou para casa, teve febre e procurou a Unidade Regional de Pronto Atendimento (Urpa). Richardson recebeu medicação para combater um processo alérgico e voltou para casa.

O seu quadro clínico evoluiu e ele voltou para a Urpa, onde foi internado, teve convulsões e foi transferido para a Santa Casa, onde faleceu. Sua morte foi atribuída a possível febre maculosa.

Um dos colegas que participou da pescaria com Richardson também teve problemas de saúde, foram colhidas amostras de seu sangue e o resultado também foi negativo para febre maculosa. A Vigilância Epidemiológica, setor da Secretaria Municipal de Saúde, realizará uma nova coleta de sangue no colega de Richardson na segunda-feira, dia 29, para novos exames. Ele havia apresentado sintomas de dor de cabeça e vômito logo após a pescaria, mas está em casa e passa bem.

Mesmo com os resultados negativos, a Prefeitura de Lavras segue mapeando a região do entorno do rio Capivari, realizando ações educativas junto à comunidade ribeirinha no local. A partir de um levantamento dos animais da região (cachorros, cavalos, vacas), realizado na segunda-feira, dia 22, em uma ação de fiscalização, foi constatada a presença de capivaras no local.

As ações vão continuar e no dia 7 do próximo mês, dez agentes de endemias do município também irão ao local para iniciar um trabalho de coleta do vetor da doença (o carrapato-estrela) e coleta de sangue dos animais da região, para posterior envio de amostras à Funed. O trabalho terá o apoio de docentes e alunos do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras