Atual Presídio Estadual de Lavras, na zona urbana da cidade. Foto: Jornal de Lavras
Quando se ventilou a possibilidade de construir um novo presídio em Lavras, foi gerada uma grande polêmica: o vereador Marcos Cherem encabeçou um movimento que terminou com uma audiência pública, onde participou todas as autoridades ligadas a segurança pública, que esclareceram, a pedido do vereador, as dúvidas levantadas por ele e pela população.
Depois de esclarecidas e sanadas as dúvidas, um projeto de lei foi apresentado na Câmara Municipal pela Chefe do Executivo, propondo a doação de um terreno para que o Estado pudesse construir o novo presídio fora da mancha urbana. O projeto foi aprovado por unanimidade e a construção do novo presídio deverá iniciar no próximo ano.
O Jornal de Lavras postou, na época da polêmica, uma enquete na qual a população pudesse opinar se era contra ou a favor da transferência e construção do novo presídio. A pergunta da enquete foi: "você é contra ou a favor da retirada do presídio estadual da zona urbana de Lavras?", e foi respondida por milhares de internautas.
Terminada a enquete a apuração ficou assim: 61% dos participantes optaram pela retirada do presídio da mancha urbana e que outro fosse construído fora da cidade; 38% foram contrários e apenas 1% manifestou não ter uma opinião formada.