Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 18/06/2015 09:42 - Atualizada em: 18/06/2015 15:25
Técnico da Funasa chega a Lavras para dar início à ação contra a febre maculosa
Área será demarcada, mapeada e fotografada, depois serão realizadas coletas de vetores e de sangue das capivaras do rio Capivari

Carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa (Foto: abc.med.br

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Chega a Lavras nesta quinta-feira, dia 18, um técnico da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para conhecer a área onde Richardson Santos Pereira, possível vítima de febre maculosa, foi pescar e foi picado por carrapato-estrela, o que pode ter provocado sua morte no domingo, dia 14.

O local, às margens do rio Capivari, na divisa de Lavras com Itumirim, será fotografado e mapeado pelo técnico da Funasa. Paralelamente ao trabalho de levantamento, serão distribuídos folhetos ns duas margens do rio aos moradores e frequentadores do local orientando e esclarecendo sobre os perigos da febre do carrapato.

Uma ação imediata de procurar pessoas na região que estejam apresentando sintomas da febre maculosa para que sejam tratadas também tem início hoje.

No dia 29, dez agentes de endemias do município também irão ao local para iniciar um trabalho de coleta de exemplares de carrapatos-estrelas, responsáveis pela transmissão da doença, também será providenciada a coleta de sangue de capivaras, para posterior envio de amostras à Fundação Ezequiel Dias (Funed). Estes agentes estarão acompanhados por técnicos da Superintendência Regional de Saúde, com sede em Varginha, e do Núcleo de Entomologia da Secretaria Estadual de Saúde. O trabalho, que irá se estender até o dia 1º de julho, terá o apoio de professores e alunos do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

As autoridades de saúde do município aguardam o resultado do exame de sangue da vítima Richardson Santos Pereira e de três outras pessoas que também foram pescar no dia 31 de maio, quando Richardson e outros foram picados por carrapatos. Dos quatro, apenas dois apresentaram sintomas. Além de Richardson, um menor de 13 anos foi internado, mas já recebeu alta e está em casa. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras