Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 15/06/2015 21:45 - Atualizada em: 16/06/2015 00:15
Prefeitura divulga nota sobre mortes por dengue e suspeita de febre do carrapato em Lavras
Prefeitura de Lavras se manifesta oficialmente sobre mortes e divulga identidade das vítimas

Prefeitura de Lavars (Foto: PML)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Os casos confirmados de dengue em Lavras começam a dar sinais de declínio, mas mesmo assim, nesta última semana, foram confirmados 16 novos casos por dia, isso porque de acordo com o balanço da semana passada, estávamos com 2.433 mil pessoas com diagnóstico de dengue e agora pulou para 2.545, um aumento de 112 novos casos em sete dias.

Os casos de notificações, aqueles que ainda não foram confirmados, mas que estão sob investigação, também aumentou menos que na semana passada. De 6.071 mil pulou, em uma semana, para 6.191 mil, um aumento médio de pouco mais de 17 novas notificações diárias.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou as duas mortes decorrentes da dengue em Lavras, e a assessoria de imprensa da Prefeitura de Lavras divulgou os dados e a identidade das vítimas: Juraci Augusta de Carvalho, de 86 anos, e Orlando Azarias da Silva, de 92 anos, eles morreram em decorrência da doença.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Lavras, Juraci Augusta de Carvalho foi internada no dia 9 de fevereiro no HVM (Hospital Vaz Monteiro), com insuficiência respiratória aguda, cardíaca e renal, e veio a falecer no dia 11 de abril.

Já Orlando Silva, de 92 anos, foi internado na Urpa (Unidade Regional de Pronto Atendimento) no dia 15 de abril, quatro dias após a morte de Juraci, ele estava com um quadro de desconforto respiratório e baixa oxigenação, e veio a falecer cinco dias depois de internado, no dia 20 de abril. Segundo informações da família, ele não fazia uso de nenhuma medicação, apenas recebia cuidados paliativos em razão do quadro de Alzheimer avançado.

Sobre a morte de um rapaz de 26 anos suspeito de ter contraído a febre do carrapato, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Lavras também se manifestou e revelou a identidade da vítima. De acordo com aquele setor, Richardson Santos Pereira foi pescar no rio Capivari, na divisa de Lavras com a cidade de Itumirim, local, ainda de acordo com a assessoria de imprensa, de grande incidência de capivaras.

Segundo informações divulgadas na tarde desta segunda-feira, dia 15, pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Lavras, após sofrer alguns desmaios e convulsões, foi internado na Urpa, onde permaneceu por três dias, de 5 a 8 deste mês em observação, com febre persistente. No dia 8 ele foi transferido para a Santa Casa com quadro de confusão mental, dificuldades respiratórias e sangramento gengival. Depois de novas convulsões, o paciente teve uma parada cardiorrespiratória e veio a falecer na manhã de ontem, domingo, dia 14.

A nota da Prefeitura de Lavras cita mais três nomes, um inclusive de um menor de 13 anos que também teve febre, mas passa bem. Ainda de acordo com a nota, o município fará um trabalho no local, em parceria com a Polícia Ambiental, para verificação no entorno do rio Capivari em busca de carrapato-estrela, causador da doença. O Ministério da Saúde também foi acionado, para que possa enviar profissionais que deem suporte a esse trabalho.

Sobre a dengue, a Prefeitura se manifestou afirmando que já realizou na atual gestão inúmeras ações de prevenção e combate à doença no município, como "força-tarefa da limpeza; palestras nas escolas; mutirões; tratamentos com a bomba motorizada costal em residências e pontos estratégicos; pulverizações de fumacê nos bairros e caminhões de lixo retirados nos mutirões".

Ainda de acordo com a nota, mais de 166 mil focos de dengue foram eliminados e mais de 8,4 mil depósitos foram tratados, como piscinas e caixas d'águas.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras