Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 14/06/2015 14:29 - Atualizada em: 15/06/2015 08:20
Dengue, leishmaniose e agora febre maculosa: secretário Moretti fala ao Jornal de Lavras
Secretário Municipal de Saúde fala da dengue e leishmaniose, que infestaram a cidade, falou também sobre os casos suspeitos de febre maculosa

Leandro Moretti, secretário Municipal de Saúde, que solicitou ajuda ao Exército Brasileiro no socorro às vítimas da 
 
dengue, agora vai recorrer a Ufla para combater outras doenças. (Foto: Ascom PML, extraída do site da Prefeitura de 
 
Lavras)

Leandro Moretti, secretário Municipal de Saúde, que solicitou ajuda ao Exército Brasileiro no socorro às vítimas da dengue, agora vai recorrer a Ufla para combater outras doenças. (Foto: Ascom PML, extraída do site da Prefeitura de Lavras)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A reportagem do Jornal de Lavras conversou no início da tarde deste domingo, por telefone, com o secretário Municipal de Saúde Leandro Lazzarini Moretti. Ele ainda não havia recebido a notícia da morte do rapaz que estava com suspeita de ter contraído febre do carrapato, mas confirmou que ele era um dos dois casos suspeitos de febre maculosa.

Moretti disse que o rapaz de 26 anos estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Santa Casa de Lavras. Segundo Moretti, a outra pessoa também está internada, mas não na UTI, trata-se de um garoto de apenas 13 anos.

Leandro Moretti, que é veterinário de formação, disse que esta semana vai procurar a Universidade Federal de Lavras (Ufla), para propor que seja montada uma equipe de pesquisa com o Departamento de Medicina Veterinária daquela instituição, e disse que provavelmente será necessário recolher alguns animais para exames.

O Secretário, que assumiu a pasta há menos de dois meses, assumiu a secretaria em momento de crise na área da saúde, com milhares de casos de dengue confirmados e milhares ainda em investigação. Ele, desde que assumiu o cargo, tem realizado inúmeras ações para tentar reverter a situação de caos.

Além da dengue, que já matou duas pessoas em Lavras, a cidade enfrenta um surto de leishmaniose, sobre este problema o secretário Leandro Moretti disse que está montando uma força tarefa para combater esta doença, além disso, 5 mil chips estão sendo adquiridos para ser implantados nos cães abandonados da cidade.

O Secretário disse, ainda, que uma lei está sendo preparada para obrigar os proprietários a fazerem exames de leishmaniose de seus cães e apresentarem toda vez que solicitado pelo órgão competente, além disso, segundo Moretti, os proprietários de cães deverão implantar chips em seus animais.

Sobre a dengue, o Secretário aposta nas ações que a prefeitura está realizando e na queda da temperatura. Os dois óbitos, de um homem e uma mulher, segundo Moretti, não foram agora, eles aconteceram há alguns meses, os resultados dos exames é que foram divulgados agora.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras