Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 14/06/2015 12:04 - Atualizada em: 14/06/2015 14:30
Duas pessoas estão internadas em Lavras com suspeita de febre maculosa
Autoridades de saúde estão preocupadas com possíveis casos de febre maculosa em Lavras

Carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa (Foto: abc.med.br)

 

Nota da Redação: Depois da publicação desta notícia, a redação foi informada por um familiar de uma das suspeitas que ele faleceu na madrugada deste domingo. A vítima é um rapaz com menos de 30 anos. Informações estão sendo levantadas e serão publicadas ainda hoje no Jornal de Lavras.

Além da dengue, que já matou duas pessoas em Lavras e deixou mais de 2,4 mil pessoas doentes, o lavrense agora tem outra preocupação, a febre maculosa, uma doença que causa uma infecção aguda. A febre maculosa é causada por uma bactéria denominada Rickettsia rickettsii, que chega até o homem através da picada do carrapato.

Duas pessoas estão internadas em Lavras com suspeita de ter contraído a febre maculosa, elas estão sendo acompanhadas pelas autoridades de saúde do município.

A pessoa infectada pode desenvolver sintomas de 2 a 14 dias após a picada, em média, uma semana. Estes sintomas podem praticamente não existir ou serem muito fracos, o que dificulta o diagnóstico.

Nas pessoas que desenvolvem o quadro mais característico, a febre pode ser moderada a alta, chegando até 39 a 40 graus. Esta febre pode durar de 2 a 3 semanas e geralmente a pessoa tem que restringir as suas atividades, necessitando repouso. É comum ter dor de cabeça intensa, dor no corpo, calafrios e edema dos olhos e conjuntivas. O atraso no diagnóstico e o tratamento tardio podem provocar complicações graves, como o comprometimento do sistema nervoso central, dos rins e pulmões. A mortalidade pode chegar até 20% dos casos diagnosticados.

Para evitar a febre maculosa, as pessoas devem evitar contato com animais domésticos e silvestres, se não for possível, os animais domésticos devem ser vistoriados a cada três horas, já que o carrapato necessita ficar aderido ao corpo do animal por mais de 4 horas para transmitir a infecção.

O carrapato não deve ser esmagado, pois a bactéria pode entrar em algum ferimento do homem. Em determinados casos deve-se usar carrapaticida em animais domésticos com frequência recomendada por um veterinário. Manter quintais, jardins bem cuidados, capinar o entorno das casas e manter as ruas capinadas e limpas. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras