Santa Casa de Lavras
A capacitação de seus profissionais sempre foi uma preocupação da administração da Santa Casa de Lavras. Outra preocupação também da administração e de seu corpo clínico é a infecção hospitalar. Na semana passada as duas coisas foram tratadas num curso de Capacitação em Controle de Infecção Hospitalar, nos dias 8 a 12. O curso foi ministrado por profissionais da Vigilância Sanitária Estadual (VISA).
Como a rede de saúde de Lavras é referência na região, cidades da Microrregião de Lavras - Ijací, Itumirim, Luminárias, Carrancas, Ingaí, Perdões, Ribeirão Vermelho e Itutinga - e da Microrregião de Três Pontas - Boa Esperança, Coqueiral, Santana da Vargem e Ilicínia – participaram.
Como entidade parceira, a Santa Casa de Lavras ofereceu o espaço para o encontro e marcou sua participação com a presença de três profissionais do hospital: Eliana Avelar Pereira - Enfermeira Responsável Técnica; Poliana Souza Barbosa – Enfermeira CCIH; e Fernanda Alves Carvalho – Enfermeira CME e Bloco Cirúrgico. O objetivo do curso foiaperfeiçoar e levar conhecimento técnico-científico sobre o controle e a prevenção da infecção hospitalar aos agentes de saúde.
Outro importante evento foi realizado nas dependências da Santa Casa no último dia 12: a reunião do CIB-Macro.
Mais de 50 secretários de saúde da macrorregião de Alfenas, Passos, Varginha, Poços de Caldas e Pouso Alegre estiveram presentes e discutiram assuntos como: a implantação da rede de oftalmologia, aprovação do Projeto SAMU no âmbito da GRS/Varginha, credenciamento de Ortopedia do Hospital Escola de Itajubá (AISI), dentre outros.
O médico Célio de Oliveira, provedor do hospital e André Borin, administrador, foram os representantes da instituição nessa reunião.