Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Trabalho /


Publicada em: 01/06/2015 10:00 - Atualizada em: 01/06/2015 14:19
Lavras registrou déficit na geração de empregos e já acumula saldo negativo no ano
Dados do Caged apontam declínio na geração de empregos em Lavras e a cidade ocupa hoje a última posição entre as cinco maiores do Sul de Minas

Imagem ilustrativa extraída do site oregionalpr.com.br 

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTb) acompanha a evolução do emprego em todas as cidades estados e país através do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), mensalmente o Caged divulga um relatório baseado nas informações de todos os postos do Ministério do Trabalho e Emprego.

O relatório do mês de abril apontou que nas cinco maiores cidades do Sul de Minas - Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha, Passos e Lavras - Lavras foi a que apresentou o pior desempenho. Em abril o número de desempregos superou ao de empregos e o mês terminou com um saldo negativo, pior ainda é que no acumulado de um ano, o saldo já está no vermelho devido aos últimos meses.

Em abril, Poços de Caldas, a maior cidade do Sul de Minas gerou 1.959 empregos e desempregou 1.761, ficando com um saldo positivo de 198 empregos.

Pouso Alegre, a segunda maior cidade do Sul de Minas gerou, em abril, 2.082 empregos e desempregou 1.851 pessoas, fechando com saldo positivo de 231, o melhor desempenho das cinco maiores cidades.

Varginha, que ocupa a terceira posição entre as cinco, abriu 1.551 novas vagas de empregos e fechou 1.334, fechando o mês de abril com 217 vagas de empregos e ficou com a segunda melhor colocação, uma diferença de apenas 14 vagas atrás de Pouso Alegre.

A cidade de Passos, a quarta maior cidade do Sul de Minas, também teve um desempenho negativo, em abril aquela cidade gerou 925 postos de trabalho e demitiu 1.045 pessoas, fechando o mês com um saldo negativo de -120 empregos.

Já a cidade de Lavras teve um de seus piores desempenhos nos últimos meses, e fechou o mês de abril com um déficit negativo de -158 empregos. Em abril foram empregados em Lavras 737 pessoas e 895 perderam o emprego.

Pior ainda que esta notícia, é que a cidade agora passou a contabilizar saldo negativo também no ano. Em abril o balanço do Caged fechou com -187 empregos neste ano de 2015. Os setores que mais demitiram foram os da industria de transformação e o comércio, já a construção civil foi o setor que mais empregou em abril.

No acumulado do ano o comércio de Lavras foi o setor que apresentou o pior desempenho: um saldo negativo de -164 empregos, isso de deve ao fraco desempenho do setor, que até alguns anos era o orgulho dos lavrenses.

O declínio do comércio começou em 2012, quando foi implantada a cobrança da Área Azul aos sábados, isso afugentou as pessoas da microrregião de Lavras que aproveitavam o dia para fazer compras na cidade. No ano seguinte, o então prefeito Marcos Cherem, três meses após ser empossado, exigiu que fossem realizadas profundas modificações na área azul, reduzindo o valor e a cobrança proporcional. Cherem também colocou um fim a cobrança aos sábados, porém, aqueles que frequentemente vinham a Lavras fazer suas compras nos sábados, descobriram outras praças e não voltaram mais e, com isso, o comércio começou a entrar em declínio.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras