Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 27/05/2015 22:19 - Atualizada em: 28/05/2015 12:42
Ufla de luto: morreu Hiena Cão, o amigo de alunos, professores e servidores da Universidade
A morte de um cão que comoveu a segunda melhor universidade do país, e fez com que o reitor assinasse uma portaria exigindo a abertura de uma sindicância

Hiena Cão (Fotos extraídas do perfil do Facebook criado para o cãozinho e da página Mamute Ufla)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Só quem tem ou teve um cão, só quem tem amor aos animais, pode compreender o que muitos estudantes, professores e servidores da Universidade Federal de Lavras (Ufla) estão sentindo com a morte do Hiena Cão, um cachorro sem raça definida, com um dos caninos para fora, que conquistou muitos corações. Hiena Cão tinha livre acesso a todos os departamentos da Ufla, transitava no "mamute", apelido que os estudantes deram ao ônibus articulado que transporta os alunos, um cão sem cerimônia, que era muito querido.

Hiena Cão frequentava a Cantina Central, a "Cantina do Saulo", como é mais conhecida, como qualquer estudante ou professor, onde ganhava salgados e circulava de mesa em mesa, era muito conhecido. Aqueles que formaram e foram embora de Lavras, não perderam contato e tinham notícias frequentes do cãozinho, isso porque ele tinha um perfil, desde 2013, no Facebook, cheio de fotos, curtidas e comentários.

O Hiena Cão foi modelo fotográfico, ele estampou até chaveiros (foto ao lado) que foram e estão sendo comercializados para ajudar a arrecadar fundos para os cães de rua de Lavras. Ele também estrelou cartazes de campanha de vacinação antirrábica.

O cão um dia desapareceu e foi encontrado na cidade de Itumirim, os estudantes providenciaram a sua volta. Ele dava suas escapadas e saía à noite com alguns estudantes, que procuravam trailers para comer um lanche, sempre dividindo com o Hiena.

Hoje a página do Hiena Cão está repleta de comentários tristes, comentários que mostram o quanto ele era querido por alunos, professores e servidores da Universidade. Não é exagero afirmar que a Universidade Federal de Lavras, a segunda do país, está de luto pela morte do cão.

A universidade passou a recolher os cães que circulavam pelo campus, eles foram levados para um canil recém-construído no Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Agropecuária, na fazenda Muquem, para onde eram levados os cães que apareciam vagando pelo campus. O Hiena também foi recolhido.

Ontem, terça-feira, dia 26, o Hiena Cão morreu no canil e a notícia correu pelo campus da Ufla e no Facebook dos estudantes. As manifestações no Face do Hiena Cão chegam a ser comoventes, são declarações sinceras e que expressam dor. "Hiena era um anjo disfarçado e voltou para o céu"; "Desculpe Hiena Cão, se não te tratamos como deveria, nós os humanos não entendemos nada"; "Luto na Ufla"; "Minha homenagem para esse ser tão especial, vai fazer falta amigo"; "Nós, seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar.Portanto, quem chuta ou maltrata um animal é alguém que ainda não aprendeu a amar"; "Ufla enlutada. O Hiena Cão se foi, tadinho gente. Deveria ser enterrado dentro da Ufla"; "Hiena, descanse em paz! E que um dia possamos nos orgulhar de sermos humanos"; "Não vai existir no mundo alguém que amou tanto algo, igual você amava a Ufla, lugar onde nunca deveria ter te tirado". Estas são algumas das manifestações de alunos, professores e servidores da Universidade publicadas na página do Facebook do Hiena Cão.

As manifestações não ficaram restritas aos estudantes e ao campus, o conceituado advogado e defensor dos animais, Romeo Scommegna, também se manifestou em um artigo. Em um trecho ele expressou: "Ele não era nenhum modelo de beleza, com seus dentes tortos e uma pelagem amarronzada com suas marcações pretas. Também não era um cachorro que se adaptava a viver em ambientes fechados e sempre que era adotado, fugia e voltava para aquele local que considerava seu verdadeiro lar. Era tão feio, mas tão feio que se tornava lindo aos olhos de quem o visse. Isso sem falar que adorava o contato humano e era querido por quase todos. E o que dizer de quando ele se aproximava, com aqueles olhos de pedinte, e filava um pedaço de um salgadinho? E, como sabia os horários do Mamute* e do Elefantinho*? Dizem as lendas que alguns estudantes até se levantavam para que ele se sentasse durante o trajeto... E  a atenção que ele dispensava a certas aulas? Sim, ele também gostava de assistir aulas e era assíduo a muitas em que era bem recebido. Ainda, como se explica que aos domingos ele se dirigia à praça Augusto Silva para comer? Ou, como virou modelo de chaveiro e as vendas desse foram significativas? Na verdade, o Hiena tinha um brilho próprio..."

A repercussão da morte do cachorro levou o reitor da Universidade Federal de Lavras, professor José Roberto Scolforo, a assinar uma portaria designando abertura de Sindicância Investigativa para averiguação das condições do canil de passagem, tratamento dado aos animais e causa morte do cão Hiena. Segundo relato do profissional responsável pelo trato dos animais, o Hiena teria se envolvido em uma briga com outro cão no local, o que causou sua morte. O relatório final da Comissão deverá ser apresentado no prazo de 20 dias.

Hoje um médico veterinário, a convite da Ufla, visitou o canil na fazenda Muquem, onde Hiena Cão morreu. O veterinário constatou que os animais recolhidos no campus vivem em condições adequadas, e que a morte do cão, que comoveu a comunidade acadêmica, foi acidental. Ele disse que o canil é "um local adequado ao abrigo de animais, com excelente relação ambiente/animal, com mais de 10m2  para cada um dos 16 cães abrigados, incluindo área coberta e solar, com espaço para proteção de frio e vento".

Um movimento criado pelos estudantes e "amigos" do Hiena Cão querem que a Ufla faça o mesmo que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): preste uma homenagem a ele, como a UFSC fez com um cachorro que teve uma vida semelhante, que ganhou a simpatia e o carinho de todos, o "Catatau", que viveu de 1997 a 2009. Ele ganhou uma placa de bronze (foto) com os seguintes dizeres: "Jamais te esqueceremos. A grandeza não consiste em receber honras, mas em merece-las", Aristóteles. 

(Clique AQUI para acessar o perfil do Facebook criado para o Hiena Cão)

 

Hiena Cão foi estrela de campanha de vacinação

 

Hiena Cão embarcando no Elefantinho (ônibus de transporte de estudantes na Ufla)

 

Hiena Cão na Cantina Central da Ufla

 

Hiena dentro do Mamute (ônibus que faz o transporte de alunos na Ufla)

 

Hiena dormindo em uma sala, durante uma aula

 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras