Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 26/05/2015 21:00 - Atualizada em: 27/05/2015 11:18
Prazo para vacinação contra a febre aftosa termina dia 31
Os produtores devem ficar de olho no tempo: termina no domingo o prazo para imunizar seu rebanho contra aftosa

Imagem ilustrativa extraída do site do confinamentosaolucas.com.br

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Os produtores rurais de Lavras e da região devem ficar atentos ao prazo para vacinar os rebanhos de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa, que termina no domingo, dia 31 de maio. O alerta é do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), lembrando que a vacinação é a única forma de proteger os animais contra a doença. O estado de Minas Gerais é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa com vacinação, status que é fundamental para que os produtores comercializem os produtos de origem bovina como carne, leite e derivados no mercado interno e, também, para o exterior.

Excepcionalmente nesta etapa de vacinação, o IMA está permitindo que os produtores regularizarem o cadastro quantitativo dos animais de sua propriedade, tendo em vista perdas ocorridas nos rebanhos prejudicados pela seca. Essa regularização é feita de acordo com a Resolução Conjunta das secretarias de Estado da Fazenda (SEF) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Esse ajuste poderá ser realizado sem ônus fiscal para o produtor até 31 de maio de 2015. Ele pode realizar quatro tipos de ajustes sendo: o aumento do plantel independente do percentual; a diminuição de bovinos machos acima de três anos em até 5%; a diminuição de bovinos machos abaixo de três anos em até 12% e a diminuição do número de fêmeas em qualquer idade até 12%. Para usufruir dessa prerrogativa o produtor, ou seu procurador, deverá declarar sua vacinação em um dos escritórios do IMA.

O IMA tem investido em ferramentas que facilitem a vida do produtor. Desde novembro de 2014, a Declaração Eletrônica de Vacinação contra a febre aftosa pode ser feita pelos produtores por meio do site ima.mg.gov.br. Para tanto, é necessário que o produtor adquira suas vacinas e tenha em mãos a nota fiscal de compra. O número desta nota fiscal será sua senha para acesso ao sistema do IMA. Ao fazer a Declaração Eletrônica, o produtor deverá também atualizar informações pessoais e da propriedade, como endereço para correspondência e telefones de contato.

É fundamental que o produtor conserve de forma adequada as vacinas adquiridas, mantendo-as em caixa de isopor com gelo, numa temperatura entre dois e oito graus centígrados. O produtor que deixar de imunizar seu plantel poderá ser penalizado com multa de R$ 68,07 por animal não vacinado. Uma segunda etapa de vacinação será realizada em novembro deste ano.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras