Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 22/05/2015 13:39 - Atualizada em: 22/05/2015 21:18
Seds anuncia a criação de 15 mil novas vagas em presídios de Minas até 2018
Anúncio foi feito pelo secretário de Defesa Social durante audiência na Assembleia Legislativa e o novo presídio de Lavras faz parte do projeto

Foto ilustrativa

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
   

O secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana, afirmou ontem, quinta-feira, dia 21, em audiência pública na Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que o governo do estado tem como meta a criação de 3,5 mil a 4 mil vagas para presos nos próximos seis meses. A reunião foi realizada para debater o déficit de 26 mil vagas no sistema prisional do Estado, num momento em que o sistema prisional vive uma crise devido à superlotação de suas unidades.

A reunião foi convocada por deputados para debater o déficit de 26 mil vagas em Minas, dado divulgado pela própria Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Durante a audiência, o secretário admitiu a precariedade das unidades prisionais no estado e disse que a ampliação do número de postos para receber novos presos faz parte de um conjunto de medidas emergenciais, que incluem a ampliação de algumas prisões e construção de outras. 

Outro ponto apresentado à comissão por Santana foi a criação da força-tarefa para revitalização do sistema prisional. No início desta semana, já houve a primeira reunião do grupo, formado para agilizar providências que envolvam orçamento, fluxo financeiro, projetos de engenharia e articulação com outras instituições, entre outros temas estratégicos.

Segundo o secretário, a força-tarefa terá três estágios de ações: diálogo com o Poder Judiciário para obter a desinterdição de algumas unidades prisionais importantes para o equilíbrio do sistema; a retomada da construção e ampliação de presídios e centros socioeducativos que foram paralisadas no ano passado por falta de pagamento; e, por fim, a identificação e reforma de carceragens desativadas no interior, principalmente.

A meta a ser atingida até 2018, com a criação das 15 mil novas vagas, inclui o novo presídio de Lavras, a ser construído no cruzamento da BR-265 com a LMG-506, próximo a Ityrapuan. O novo presídio terá capacidade para recolher 388 detentos. O início da construção está previsto para o fim deste ano.

O atual presídio de Lavras, na avenida Ernesto Mattioli, tem capacidade para 120 detentos e atualmente abriga 264, mais do dobro de sua capacidade. Além disso, ele fica numa região urbana e tem muros que dividem com residências. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras