Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 12/05/2015 22:59 - Atualizada em: 12/05/2015 23:16
Prefeitura de Lavras será a responsável pelo transporte do quadro que está no Masp
Quadro da Verônica, do século 18, da igreja do Rosário, será devolvido a Minas; ele será levado para São João del-Rei

Obra de arte do século XVIII que foi levada de Lavras vai voltar para Minas Gerais, por decisão do MPMG. Foto: Reprodução Obras do Masp

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O Masp (Museu de Arte de São Paulo), já liberou o quadro da Verônica que estava naquele lugar desde 2003. O quadro, uma obra pintada no século XVIII e de autor desconhecido, pertence à antiga Matriz de Sant'Anna, que em 1917 passou a ser denominada igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Quando a nova Matriz foi inaugurada, a obra de arte ficou na igreja e com o passar dos anos, no final da década de 50, quando o templo estava ruindo, um vigia da prefeitura, que na época tomava conta da igreja, doou a tela ao estudante do Instituto Gammon, William Daghlian, ele se sensibilizou ao ver a tela sob um amontoado de tijolos e madeira e pediu ao vigia, que desconhecia o valor.

O estudante viu que não havia segurança e nem condições da permanência do quadro naquele templo, então ele pegou o quadro de autor desconhecido, com o consentimento de um vigia da igreja, e o levou para São Paulo e em 2003 a família de Willian doou a tela ao Masp. Willian Daghlian hoje é um músico de renome nos Estados Unidos.

No Masp a obra foi identificada como sendo de Lavras, da igreja de Nossa Senhora do Rosário, a partir daí, surgiram as denúncias para a promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico (CPPC/MPMG), iniciando  negociações com o museu em 2009 para devolução da tela.

Agora a tela está disponível e a Prefeitura de Lavras se responsabilizou pelo transporte do quadro, que será levado para o Museu de Arte Sacra de São João del-Rei, na Região do Campo das Vertentes. A assessoria Jurídica da Prefeitura reuniu todos os documentos para fazer a licitação e escolher a empresa encarregada do traslado da peça, que mede 1,20 de altura por 60 centímetros de largura.

Segundo o promotor Carlos Alberto Ribeiro Moreira, para transportar a obra "é preciso um veículo climatizado, não pode ser qualquer um". A data de retorno, no entanto, ainda não foi marcada, tendo em vista o prazo para publicação de edital e cumprimento dos demais trâmites legais.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras