Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Esporte /


Publicada em: 17/11/2010 21:39 - Atualizada em: 18/11/2010 10:31
Uma manhã dedicada ao voleibol em Lavras, é o Festival Integra Volei 2010
Mantendo a tradição de celeiro de grandes atletas no vôlei, Lavras sediará no sábado, o Festival Integra Vôlei, promovido pela Confederação Brasileira, Federação Mineira e Ufla.

     

A lavrense Ana Paula Monteiro, atuando no vôlei de praia representando o Brasil. Na foto abaixo, a lavrense Marcelle e seu marido André Heller, os dois são jogadores de vôlei e patrocinam projeto em Lavras.

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Lavras terá na manhã de sábado, dia 20, uma exibição de voleibol no ginásio poliesportivo da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Será o "Festival Integra Vôlei 2010", uma parceria da Confederação Brasileira de Voleibol, da Federação Mineira e da Universidade Federal de Lavras.

Serão jogos disputados entre as equipes formadas, que já atuam nas quadras poliesportivas das escolas e clubes da cidade. O evento será coordenado pelo professor Marcelo Teixeira e organizado pelas comissões de alunos da Ufla.

Lavras tem uma ligação muito estreita com o esporte - o voleibol é praticado em Lavras há quase cem anos. Existem registros sobre esta prática esportiva na cidade nos idos 1915. Este esporte era praticado nos campos de futebol e até mesmo na rua.

A primeira quadra de vôlei de Lavras foi inaugurada no dia 21 de maio de 1933, era no "Lavras Tennis Club", que não era o atual LTC. Em 30 de janeiro de 1949, foi fundado o Clube Voleibol Ipanema que, durante algum tempo, funcionou no local denominado "Campo do Cemitério".

No dia 23 de junho de 1949 foi aprovada a lei municipal que autorizava o prefeito João Modesto de Souza a doar ao "Aymoré Voleibol Clube", um terreno situado à rua Otacílio Negrão.

O vôlei sempre foi destaque até mesmo nos clubes tradicionais de futebol, como a Associação Olímpica de Lavras (AOL), que no dia 28 de março de 1951 teve um departamento criado exclusivamente para tratar do esporte. O presidente deste departamento foi nomeado pelo então governador Juscelino Kubitschek de Oliveira, era ele: João Batista Hermeto, conceituado engenheiro da cidade.

Apenas para registro, Lavras sempre se destacou nas quadras brasileiras com atletas conhecidos no Brasil e no exterior, como Selma Sheid Lopes, Marcelle Monteiro e Ana Paula Monteiro, que foram integrantes da seleção brasileira, sendo esta última participante de Olimpíadas, tanto nas quadras como no vôlei de praia. Outro destaque internacional é Paulo Anchieta, que já jogou na Polônia e em diversas equipes brasileiras.

Outros atletas que também se destacaram no cenário esportivo do voleibol são os integrantes da família Carvalho: Amélia, Vitor, Azarias, Vasco, Virgílio e Vicente. Não se pode esquecer também de Rafael Salustiano Silva, pai do professor Rafael Salustiano Filho.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras