Silvio César de Castro, assessor Jurídico da Prefeitura de Lavras, que está hoje em Belo Horizonte participando das negociações com a Rede. Foto: Jornal de Lavras
O advogado Silvio César de Castro, assessor Jurídico da Prefeitura de Lavras, está em Belo Horizonte, na Procuradoria Estadual de Defesa do patrimônio Cultural e Turístico, representando a prefeita Jussara Menicucci em mais uma rodada de negociações com os representantes do patrimônio da extinta Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA). Ele está negociando a destinação dos prédios da Rede para o município. A reunião está marcada para iniciar às 14h.
O patrimônio da extinta ferrovia está se deteriorando e sendo saqueado. O prédio da antiga estação ferroviária, que até a década de 70 recebia e embarcava viajantes de diversas partes do Brasil, se transformou num submundo dos viciados em crack.
É intenção do município encampar o patrimônio e destinar os prédios para diversos setores. Os galpões da antiga oficina seriam transformados em escola técnica, em teatro municipal, espaço para a realização de exposições de produtos produzidos na cidade e outros.
A estação seria, segundo interesse da prefeita, transformada numa base para a Polícia Militar e órgãos ligados a segurança, como o Conselho Tutelar. As negociações com os responsáveis pelo patrimônio da Rede Ferroviária se arrasta por mais de três anos.