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Publicada em: 27/04/2015 23:08 - Atualizada em: 28/04/2015 09:33
Ex-secretário de Lavras é acusado de administrar perfis falsos nas redes sociais em defesa do PSDB
Zuza Nacif foi secretário de Comunicação do governo Jussara Menicucci

Zuza Nacif, que foi secretário de Comunicação de Jussara Menicucci, foi apontado em matéria do jornal O Tempo como autor de várias ações em favor do PSDB, inclusive de ter contratado os serviços de agência que recebe verba do governo Geraldo Alckmin (PSDB) para fazer trabalhos para campanha presidencial de Aécio Neves (Foto reprodução do jornal O Tempo)

 

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O jornal O Tempo, edição de sexta-feira, dia 24, trouxe uma matéria referente ao publicitário de Belo Horizonte Zuza Nacif, ex-secretário de Comunicação de Lavras, no governo de Jussara Menicucci.

A matéria fala de ligações do publicitário com perfis falsos na internet, com as ligações dele com a produção e distribuição de vídeos convocando a população para protestos contra o governo e outros envolvimentos em defesa do PSDB. Zuza Nacif já foi citado também em matérias pela revista Veja e pelo jornal Folha de São Paulo, por seu envolvimento nos porões da política.

De acordo com o jornal O Tempo, a Appendix, agência do blogueiro e advogado Fernando Gouveia, conhecido como "Gravataí Merengue", é acusada de receber recursos do governo de Geraldo Alckmin (PSDB) e manter site antipetista, e de ter sido acionada pela Brasil Comunicação, de Belo Horizonte, de propriedade do publicitário Zuza Nacif, para trabalhar na campanha de Aécio Neves (PSDB-MG) à presidência da República.

A Appendix cita como um dos clientes a Brasil Comunicação, de Belo Horizonte, que trabalhou para campanhas tucanas; segundo o dono da empresa, Zuza Nacif, em sua primeira versão para o jornal O Tempo, a agência de Gouveia trabalhou no ano passado para a campanha de Aécio Neves à presidência, acionada por ele. No entanto, ainda de acordo com o jornal, depois que a reportagem contatou o PSDB de Minas Gerais – que admitiu o contrato com a Brasil Comunicação em 2014, mas negou a participação da Appendix na campanha de Aécio –, Zuza Nacif mudou sua versão, ele voltou atrás e disse que a parceira com Fernando Gouveia teria acontecido, na verdade, em 2013, em situação não relacionada à campanha tucana.

No sábado, dia 25, no dia seguinte à publicação da matéria pelo jornal O Tempo, deputados do PT propuseram a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa de São Paulo para investigar os contratos de comunicação do governo de São Paulo com a Propeg. O pedido surge após notícias de que a empresa contratada para prestar serviços para o estado subcontratou outra instituição, a Appendix Consultoria, para distribuir material contra o PT nas redes sociais.

Os parlamentares Geraldo Cruz e João Paulo Rillo também protocolaram uma representação à Procuradoria-Geral de Justiça para a apuração de crime contra a administração pública e ato de improbidade administrativa dos contratos. Os autores da representação pedem a quebra de sigilo fiscal e bancário da empresa Appendix e de seus sócios.

O site da Veja identificou alguns dos nomes por trás dos militantes falsos pró-Aécio. Um deles é Jorge Lopes Cançado, estudante de publicidade e diretor de Mobilização do PSDB Mineiro. Ele se identifica como "analista de redes sociais". É o mesmo cargo de Guilherme Parreiras, que também trabalha na manutenção dos perfis fictícios. Ambos moram em Belo Horizonte e trabalham na Brasil Comunicação, de Zuza Nacif. Ambos negaram qualquer ligação com a guerrilha virtual de Aécio – apesar dos indícios.

A empresa de Zuza Nacif funciona em um escritório na Savassi, ele é ligado ao secretário-geral do PSDB, o deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB-MG). Nacif é um nome já conhecido dentro do PSDB. Foi secretário de Comunicação em Lavras, na administração da ex-prefeita Jussara Menicucci e atuou em campanhas de diversos tucanos, como a do atual governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia.

De acordo com Reinaldo Azevedo, colunista da Veja, "o serviço prestado ao PSDB é sofisticado e inclui a criação de personagens virtuais que, apesar de existirem apenas na criativa imaginação de seus idealizadores, comportam-se como pessoas reais. O exército fictício de militantes mantém blogs e perfis nos sites Facebook, Twitter, Google+ e Youtube. Os perfis seguem um padrão: retratam pessoas jovens, de boa aparência e, claro, militantes de Aécio Neves. E, para atrair a confiança dos internautas, fazem comentários sobre esportes, cinema, variedades. Entre um post e outro, embutem um elogio ao senador ou uma crítica ao governo federal. Os publicitários acreditam que, dessa forma, podem conquistar o internauta".

A assessoria de comunicação do PSDB afirma desconhecer a comunidade virtual (e falsa) pró-Aécio e acrescenta que o serviço jamais foi solicitado. A empresa Brasil Comunicação também nega que este seja o serviço prestado pela empresa ao partido – embora admita manter um contrato com os tucanos.

Segundo a reportagem do jornal O Tempo, o nome de Zuza foi citado pelo jornal Folha de S.Paulo neste ano como uma das pessoas que distribuíram pelo WhatsApp, vídeos chamando para o protesto realizado no último dia 15 de março. Zuza alegou não ter estrutura para produzir vídeos, mesmo sendo dono de agência de publicidade. Em Lavras, a administração de Jussara Menicucci ganhou visibilidade através dos inúmeros vídeos que Zuza produziu.

Em outubro do ano passado, um hacker postou na internet as senhas da campanha de Aécio Neves, entre as contas de e-mail hackeadas estavam a de Xico Graziano, membro da equipe que cuidava da agenda de Aécio, a de Zuza Nacif - que chefiava as redes sociais do tucano- e a do advogado Eduardo Alckmin.

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