Carreta que provocou congestionamento em uma das pistas e fez com que motoristas indignados fechassem a outra, tentou seguir viagem hoje, mas foi impedida pela Autopista Fernão Dias (Foto: PRF)
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Na manhã desta quarta-feira, os motoristas e passageiros que transitavam pela rodovia Fernão Dias, sentido Belo Horizonte a Lavras, depararam novamente com a carga excedente de 540 toneladas e com mais de seis metros de largura, é um transformador da Toshiba, que saiu de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em direção a São Paulo e de lá viaja para o Rio de Janeiro, que é o destino.
O comboio tentou sair de um posto de gasolina na altura do km 535 em Itatiaiuçu, mas a estrutura agarrou na fiação elétrica, o que impediu a sua saída, mesmo assim, o veículo ficou ocupando parte da rodovia Fernão Dias, mas sem impedir o trânsito na pista principal.
Segundo a assessoria da Autopista Fernão Dias, concessionária que administra a BR-381 entre São Paulo a Belo Horizonte, o transporte foi embargado e justificou explicando que os proprietários da carga não tinham autorização para o deslocamento nesta quarta-feira. Eles foram aconselhados pela Concessionária que dêem início ao deslocamento depois do feriado de 1º de maio para não causar impactos maiores ao trânsito.
Em março, a carreta que puxa o comboio teve uma pane elétrica e teve um início de incêndio, o problema provocou um congestionamento gigantesco na BR-381, formando uma fila de mais de 20 quilômetros. O trânsito sentido Lavras ficou parado por 31 horas. O comboio quando está em movimento ocupa todas as pistas e se desloca com velocidade média de 10 km por hora.
Na manhã de hoje, a Autopista Fernão Dias divulgou nota sobre a movimentação na BR, mas não citou o problema da carga excedente. De acordo com a nota da Autopista Fernão Dias, na manhã desta quarta-feira havia lentidão na pista Norte Lavras a sentido Belo Horizonte, do km 560 ao km 559, na região de Itaguara, devido a obras de implantação de terceira faixa, no km 559, que interditam o acostamento e a faixa 2. Os motoristas foram orientados a seguirem pela faixa 1.
Ainda neste sentido, havia lentidão do km 526 ao km 524, na região de Brumadinho, devido a obras para retirada de talude, no km 524, que interditavam a faixa 2 e o acostamento. Os motoristas foram orientados a seguirem pela faixa 1. Também na pista Norte, havia lentidão do km 492,5 ao km 491, na região de Betim, devido a um veículo com pane mecânica, no km 491, que ocupava a faixa 2.
Na pista Sul, sentido Lavras, havia lentidão do km 492 ao km 495, na região de Betim, devido a um acidente envolvendo uma carreta e um automóvel, no km 495, que interditou a faixa 2. A orientação era seguir pela faixa 1. Equipes da Concessionária se deslocaram para o local e trabalharam no atendimento à ocorrência, remoção dos veículos e liberação completa da via.
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