Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Cultura /


Publicada em: 13/04/2015 23:04 - Atualizada em: 14/04/2015 12:08
13 de abril, Dia do Hino Nacional. Você sabia que a sua introdução tinha uma letra? (veja vídeo)
Hoje é Dia do Hino Nacional Brasileiro, um hino que poucos sabem cantar na íntegra

Imagem ilustrativa extraída do site Ultradownloads

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Hoje, dia 13 de abril, é o Dia do Hino Nacional, mas não temos muito que comemorar, isso porque a maioria dos brasileiros não consegue cantá-lo, as justificativas são variadas: falta de incentivo nas escolas, descrença no Brasil, recordações da época da ditadura militar e outros, mas a desculpa mais comum é: "letra muito difícil".

Poucos brasileiros sabem que a letra do Hino Nacional Brasileiro foi mais difícil ainda, ela tinha uma introdução que foi cortada, a parte instrumental tinha uma letra que acompanhava o ritmo da música. A introdução que não existe mais e que deixava o nosso hino ainda maior era assim:

"Espera o Brasil Que todos cumprai 
Com o vosso dever. Eia avante,brasileiros, 
Sempre avante! Gravai com buril 
Nos pátrios anais Do vosso poder. 
Eia avante, brasileiros, Sempre avante! 
Servi o Brasil Sem esmorecer, 
Com ânimo audaz Cumpri o dever, 
Na guerra e na paz À sombra da lei, 
À brisa gentil O lábaro erguei 
Do belo Brasil Eia sus, oh sus!"

Esta letra era cantada antes do verso iniciado pela frase "Ouviram do Ipiranga, às margens plácidas". Uma curiosidade: no final da letra da introdução do Hino, consta a expressão "Eia sus, oh sus!". Trata-se de uma interjeição latina que significa "de baixo para cima" e exorta à coragem, aos brios, e pode ser traduzida como sinônimo da expressão "em frente, avante".

O Hino Nacional Brasileiro é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil – Selo, Bandeira, Hino e Armas. Deve ser executado em continência à Bandeira Nacional e ao presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal.

Sua execução é permitida ainda na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas de caráter patriótico e antes de eventos esportivos internacionais. De acordo com a lei, durante a execução, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio.

Em caso de cerimônia em que se tenha que executar um hino nacional estrangeiro, este deve, por cortesia, preceder o Hino Nacional Brasileiro.

Desde o dia 22 de setembro de 2009, o Hino Nacional tornou-se obrigatório em escolas públicas e particulares de todo o país. Pelo menos uma vez por semana, todos os alunos do ensino fundamental devem cantá-lo.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras