Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Educação /


Publicada em: 15/11/2010 11:42 - Atualizada em: 02/11/2011 11:07
Consórcio das universidades foi tema de discussão em Lavras
A criação de uma superuniversidade foi debatida em Lavras com servidores, professores e alunos da Ufla.

     

        Antônio Nazareno Guimarães Mendes, reitor da Ufla

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Há cinco dias, o Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (Ufla), foi palco de uma ampla discussão sobre o Consórcio das Universidades que reunirá sete universidades mineiras, as universidades federais de Alfenas (Unifal), Itajubá (Unifei), Juiz de Fora (UFJF), Lavras (Ufla), Ouro Preto (Ufop), São João del-Rei (UFSJ) e Viçosa (UFV), todas na região Sul e Sudeste.

O seminário foi marcado por muitas perguntas, algumas delas feitas por professores e técnicos administrativos. No entanto, a maioria dos questionamentos foi por parte dos estudantes da Ufla e até de outras universidades, o que acabou transformando o seminário num grande debate.

As respostas a todas as dúvidas foram sanadas, em parte pelo próprio professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, que abriu o seminário fazendo uma explanação sobre o consórcio. Nazareno falou sobre o início até os dias de hoje, do envolvimento de cada universidade e a posição do Ministério da Educação.

No seminário estavam presentes todos os integrantes da equipe do Reitor da Ufla, e ele também participou da discussão e respondeu os questionamentos. A proposta da criação do consórcio começou a ser discutida em julho, quando os reitores das universidades envolvidas estiveram reunidos com o ministro Fernando Haddad, em Brasília.

Os reitores afirmaram ao ministro Haddad que a intenção não era formar uma superuniversidade, mas obter super-resultados com o consórcio. A intenção é que as instituições não percam autonomia administrativa nem orçamentária. As sete universidades participam do programa de mobilidade acadêmica estabelecido pela Andifes (Associação de Reitores de Federais), que permite ao aluno passar até um ano em outra instituição do país.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras