Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 02/04/2015 12:20 - Atualizada em: 02/04/2015 23:24
Cristais vai receber busto com a verdadeira face de Santo Antônio
A paróquia de Cristais, em parceria com a Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal, convida a todos da região para a solenidade de entronização do busto

Programas de computador ajudam a reconstruir a face de Santo Antônio

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Entre os santos mais conhecidos no Brasil, sem dúvida está Santo Antônio. Seu nome de nascimento era Fernando Martin de Bulhom, e nasceu no dia 15 de agosto 1195 em Lisboa, Portugal. Fernando era filho de um cavalheiro corte de do Rei Alfonso II, Martinho Bulhões e Maria Teresa Taveira.

Com 25 anos, em 1212, ele tornou-se um membro regular da Ordem de Santo Agostinho e foi educado em Coimbra em 1220. A chegada das relíquias de cinco mártires franciscanos de Marrocos em 1221 levou Fernando a entrar para a ordem dos franciscanos, ganhando o nome religioso de Antônio. Teve como missão viajar para Marrocos e, ao voltar, foi designado para atender a Capítulo Geral da Ordem de Assis em 1221, onde se tornou conhecido pela eloquência de suas pregações e viajou por toda a Itália.

A história de Antônio, o franciscano que morreu no dia 13 de junho de 1231, aos 35 anos, em Arcella, nos arredores  de Pádua, sendo canonizado em 30 de maio de 1232, pelo Papa Gregório IX, todos os católicos e muitos não católicos conhecem. A imagem de Santo Antônio, aquele homem com o rosto angelical, nariz fino e olhar doce, todos também conhecem.

Agora a face verdadeira do santo se tornou conhecida graças a um trabalho da Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal (Enbrafol), que recebeu a incumbência, do Museu de Antropologia da Universidade de Pádua, de revelar, através da reconstituição facial, a verdadeira face do santo. Restos mortais do santo retirados da sepultura em Pádua, na Itália, foram fotografados e trazidos para o Brasil.

A equipe recebeu a incumbência de dar rosto ao crânio. O que a equipe da Enbrafol não sabia era que estavam trabalhando na reconstituição da face do santo, para eles, foi dito que se tratava de um personagem da história italiana, somente depois que foi revelado a verdadeira identidade: o rosto era de Fernando Martin de Bulhom, o franciscano que ganhou o nome religioso de Santo Antônio.

Na equipe que trabalhou na reconstituição do rosto do santo, que teve início com o designer gráfico Cícero Morais, trabalhou também o cirurgião-dentista Paulo Miamoto, que é mineiro da cidade de Cristais. Os italianos conheceram a verdadeira face do santo, no dia 13 de junho do ano passado, agora será a vez dos moradores de Cristais, eles vão ganhar um busto do santo impresso em 3D, um trabalho elaborado no Centro de Tecnologia da Informação "Renato Archer", instituição federal de Campinas (SP), que fez a impressão em 3D que foi entregue na cidade de Pádua, na Itália, em junho do ano passado. No Brasil, as únicas cidades que têm trabalhos semelhantes são Sinop (MT), Santos (SP) e Chapecó (SC).

A obra será doada à Paróquia de Cristais no Domingo de Páscoa, a solenidade de entronização do busto será realizada na igreja daquela cidade às 20h30. A expectativa é que o busto ajude a compor uma imagem de corpo inteiro que ornará o altar principal da nova igreja em construção na cidade. A cerimônia faz parte do calendário oficial da Semana Santa, e é aberta ao público.

Neste raro caso, chama a atenção que ciência e religião caminham de mãos dadas, visando a humanização e resgate da história de vida de Santo Antônio, ao mesmo tempo em que chama a atenção para o uso de tecnologias aplicadas à perícia, serviço essencial à população e à promoção dos Direitos Humanos.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras