Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 30/03/2015 09:46 - Atualizada em: 30/03/2015 11:35
Museu Bi Moreira inicia oficina de contação de histórias escritas por Da Vinci
O projeto está sendo desenvolvido de forma coordenada com a exposição "Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas"

A primeira oficina foi realizada na tarde do dia 24, com alunos do 2º ano do Centro Educacional Ufla -Ceufla. (Foto: Ascom/Ufla)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Desde o dia 1º de dezembro, o Museu Bi Moreira, no Campus Histórico da Universidade Federal de Lavras (Ufla), está com a exposição "Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas".

Leonardo Da Vinci foi um mestre das obras complexas, consideradas revolucionárias em seu tempo e eternizadas através de gerações. Cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Essa pluralidade está presente nas obras que estarão em exposição na Ufla, incluindo réplicas de alguns projetos de Leonardo da Vinci considerados revolucionários, como o conceito do helicóptero e da ponte giratória.

A exposição em Lavras é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec – Ufla)/Coordenadoria de Museus e Patrimônio Histórico (CMPH-Ufla). A exposição segue até o dia 29 de maio, de segunda a sexta-feira, de 9h às 12h  e das 14h às 18h. A entrada é gratuita e a equipe do Museu está agendando visitas escolares.

De maneira coordenada com a exposição "Maravilhas Mecânicas", o Museu Bi Moreira oferece outra atração relacionada ao cientista e artista Leonardo Da Vinci: a oficina de contação de histórias "O Mundo das Fábulas de Leonardo Da Vinci".

Nessa oficina, estudantes bolsistas contam fábulas e alegorias escritas pelo artista italiano aos alunos visitantes. Em seguida, é feita uma discussão sobre os textos e cada visitante faz uma ilustração sobre a história que mais gostou.

A primeira oficina foi realizada na tarde do dia 24, com alunos do 2º ano do Centro Educacional Ufla (Ceufla). "Durante cerca de uma hora, contamos quatro fábulas, fizemos discussões sobre o sentido delas e os estudantes desenharam", explica a bolsista Thuany Martins, estudante de Letras.

"As fábulas e alegorias, geralmente, têm como personagens animais e objetos. Mas sempre apresentam uma moral, ou reflexão sobre fenômenos naturais", explica a bolsista Larissa do Vale, do curso de Letras.

A equipe do Museu contextualiza o período histórico em que Da Vinci viveu, mas mostra uma faceta pouco conhecida do cientista: de escritor. Outra oficina deve ser iniciada em breve, destacando receitas culinárias desenvolvidas pelo pintor de Mona Lisa.

As oficinas ocorrem quinzenalmente ou por agendamento. Escolas e demais interessados podem marcar a visita pelo telefone: (35) 3829-1205. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras