Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 25/03/2015 15:14 - Atualizada em: 25/03/2015 19:31
Copasa vai promover uma exposição de vasos sanitários em Lavras
Uma exposição itinerante que tem a intenção de fazer refletir sobre o futuro do planeta e do bem mais precioso do mundo, a água

Vasos sanitários expostos para chamar atenção das pessoas sobre um problema que poderá trazer muitos transtornos: a falta de água potável (Foto: divulgação)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Os lavrenses terão a oportunidade de ver, neste domingo, dia 29, na praça Augusto Silva, uma exposição única, denominada "O futuro passa por aqui". Não será uma exposição de quadros ou de esculturas, mas sem dúvida uma exposição bastante interessante, como foi dito: "única".  A exposição chama a atenção para um grande problema que se avizinha: a falta de água. "O futuro passa por aqui" retrata a situação do saneamento no Brasil e no mundo.

A instalação artística reúne 60 vasos sanitários, expostos em espaços públicos, e integra o evento Economize Água – Sua Consciência é a Gota que Falta. A exposição, além de tentar conscientizar as pessoas do maior problema que vamos enfrentar em breve, será em comemoração ao "Dia do Rotary". A ação busca despertar a consciência crítica do cidadão sobre a importância do sistema de esgotamento sanitário para a saúde pública e preservação ambiental. Entre os temas abordados, constam os benefícios da implantação do esgotamento sanitário, como ocorre a incidência de doenças causadas por condições inadequadas de saneamento e os cuidados que devem ser adotados para evitar danos às redes de esgoto.

A exposição é da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) e para o superintendente de Serviços e Tratamento de Efluentes da Copasa, Eugênio Silva, a exposição traz à tona a valorização do tratamento do esgoto como elemento essencial para a sustentabilidade do planeta. "O vaso sanitário é o início do processo de esgotamento sanitário. Ao utilizá-lo, as pessoas não se dão conta da imensidão de ações destinadas ao tratamento do que ali é depositado", ressalta. E completa: "Neste evento, buscamos atrair o olhar do público para o esgoto sanitário, a partir da exibição de uma peça presente em nossa casa, tão pouco percebida no dia-a-dia".

O papel da sociedade para a eficiência do esgotamento sanitário é retratado, principalmente, pelas atitudes ambientalmente corretas. O superintendente lembra, ainda, que é preciso usar o vaso sanitário de forma adequada, não jogando objetos no utensílio. "O uso correto dessa peça contribui para um melhor tratamento de esgoto para a sociedade", declara.

Lavras não será a primeira cidade a apresentar uma exposição de vasos e nem a iniciativa é inédita, a primeira exposição de vasos sanitários foi montada em Belo Horizonte, em novembro de 2013, na área central da cidade. A ação celebrou o Dia Mundial do Banheiro (Toilet Day), data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reforçar anualmente a conscientização sobre a necessidade de toda a população ter acesso ao saneamento. A iniciativa visa, ainda, incentivar os países a acelerar progressos rumo a um mundo onde todas as pessoas desfrutem de direitos básicos. Em pleno século 21, de acordo com a ONU, 15% da população mundial ainda não têm acesso a banheiro; no Brasil, quase 7,2 milhões de habitantes vivem nesta realidade. O maior índice do planeta neste quesito, segundo a Organização.

O visitante da exposição vai conhecer os chamados "vilões do esgoto", que ganharam denominações e se tornaram personagens que representam os inimigos das redes, como o "Bastão Implacável", que são as hastes flexíveis; "Doutor Seboso", são os fios de cabelo, que muitas pessoas descartam nos vasos sanitários sem saber o mal que ele provoca; "Guimba do Mal", este personagem nem necessitaria explicar o que se trata, ele é maldoso para o meio ambiente e principalmente para a saúde, são as famosas guimba de cigarro; "Fio Maligno", denominação que parece ser de um personagem de filme, mas são os fios dentais; "Viscoso", este, felizmente tem muita gente que já conhece e sabe de seu poder de destruição da flora e da fauna aquática, é o óleo de cozinha, que em Lavras tem destino: basta colocá-lo na reciclagem, que terá o seu destino correto; "Doutora Borrachuda", são os preservativos, a camisinha, como é popularmente chamado, e "Nebulosa", essa é invisível e praticada por muitos, são aqueles que canalizam a água de chuva para a rede de esgotamento sanitário.

Problema frequente na rede de esgoto e que é praticado por pessoas sem educação, é o lixo lançado indevidamente nas ruas, cursos de água e pelos ralos e vasos sanitários, que traz inúmeros transtornos à Copasa. Considerando as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) operadas pela Companhia em todo o Estado, o volume de lixo removido chega a 100 toneladas ao dia. Jogar lixo na rede de esgoto pode gerar contratempos como entupimentos, retorno do esgoto nos imóveis, além de elevar os custos do processo de tratamento. Anualmente, a Copasa gasta cerca de R$ 3 milhões para retirar resíduos das ETEs. Com esse montante, é possível construir, por ano, uma estação para tratar o esgoto de um município de 12 mil a 15 mil habitantes.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras