Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 13/11/2010 11:36 - Atualizada em: 13/11/2010 15:46
Semana da Consciência Negra terá mostra de vídeos em Lavras
Semana da Cultura Afro-Brasileira na semana em que se comemora a Consciência Negra: eventos relacionados ao tema serão realizados na semana.

     

        Estátua de Zumbi dos Palmares, no Centro de Salvador. Foto Carla Ornelas

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

O Fórum Permanente sobre Educação, Diversidade e Inclusão e o Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial, com o apoio do grupo de pesquisa e extensão GEDIM (Gênero e Diversidade em Movimento) da Universidade Federal de Lavras (Ufla), estarão promovendo do dia 16 até o dia 23, a Semana da Consciência Negra de Lavras.

Durante este período estarão sendo realizadas diversas atividades, mas dois eventos chamam a atenção: primeiro é a exibição do filme Escritores da Liberdade, no dia 16, às 19h e no dia 23, no mesmo horário e local, Salão dos Vicentinos, o filme e Nzinga. Nos dois dias haverá debates após as exibições. A abertura do evento será no dia 16 com a apresentação do grupo La Batuque.

O Dia da Consciência Negra teve como data escolhida o dia 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.Segundo a história, Zumbi morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras