Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Economia /


Publicada em: 20/03/2015 16:08 - Atualizada em: 21/03/2015 10:31
Água ficará mais cara a partir de maio; aumento será anunciado em abril
A falta de água vai provocar inflação e trazer transtornos para os mineiros na conta

Hidrômetro (Foto ilustrativa: Jornal de Lavras)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

No próximo mês, em abril, mais precisamente no dia 10, a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (Arsae-MG) anunciará o reajuste anual da tarifa de água, pedido pela Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). O certo é que o valor do reajuste será bem acima do reajsute em 2014, que foi de 6,18%. O diretor geral da Arsae, Antonio Caram Filho, explicou que o cálculo para o reajuste tem como base índices da inflação dos últimos 12 meses.

Para complicar ainda mais a vida dos consumidores mineiros, a metodologia incluiu reajustes na tarifa de energia elétrica, que chegam a 40%. Para a definição do índice de reajuste, a agência aplica metodologia definida em 2011, que utiliza informações contábeis, gerenciais e de mercado da Copasa para apurar o efeito inflacionário nos diferentes tipos de custos do prestador.

Aumento puxa aumento, é o efeito dominó. Junto com esse aumento, que passa a valer em maio, virá ainda a sobretaxa da água, que está em fase de análise pela agência e assim que aprovada, possivelmente em abril, essa tarifação extra incidirá sobre a conta mais alta, também em maio. Esta sobretaxa, ainda em estudo, deverá ser aplicada para quem não economizar água, a Copasa quer reduzir o consumo da população em 30%. A ideia é não deixar que o consumidor ultrapasse a média de gasto dos últimos 12 meses.

A agência só definirá o valor da sobretarifa, após ser publicada no "Diário Oficial do Estado" a deliberação normativa aprovada esta semana, que garante ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) declarar formalmente o estado de escassez hídrica nos municípios que enfrentam forte situação de seca. O reajuste a ser divulgado em 10 de abril será publicado no "Diário Oficial do Estado" no dia seguinte, 11 de abril. No dia 13 de maio, o novo valor já passa a valer na conta de água.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras