Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 10/03/2015 16:15
Segunda Igreja Presbiteriana de Lavras faz 52 anos
Há mais de meio século a Segunda Igreja Presbiteriana de Lavras foi organizada em Lavras

Templo da Segunda Igreja Presbiteriana de Lavras, localizado na avenida Vaz Monteiro, na Zona Norte da cidade (Foto: Jornal de Lavras)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Há 52 anos, no dia 10 de março de 1963, era organizada na Zona Norte da cidade a "Segunda Igreja Presbiteriana de Lavras", hoje a igreja funciona na avenida Vaz Monteiro, onde congrega um grande número de fiéis.

Os trabalhos evangélicos iniciaram em Lavras há 128 anos, os primeiros registros de presbiterianos em Lavras são datados de 1887, quando a região era visitada sistematicamente pelo reverendo Eduardo Carlos Pereira, da cidade de Campanha.

Em 1892, com a chegada de Samuel Rhea Gammon e George W. Chamberlaim, o presbiterianismo ganhou força em Lavras. Em 9 de julho de 1899 era consagrado o templo da Igreja Presbiteriana do Brasil em Lavras, edificada no centro da cidade, sob a direção do reverendo Samuel Gammon.

Naquela época os presbiterianos enfrentavam problemas sérios na cidade. Existe nos arquivos da Câmara Municipal de Lavras um ofício assinado pelo reverendo Samuel Rhea Gammon, datado de 15 de abril de 1898, através do qual o pastor e representante da igreja Presbiteriana do Brasil, em Lavras, Samuel Rhea Gammon, pediu à Câmara Municipal que indicasse um terreno para que pudessem ser sepultados os seus correligionários, já que estavam encontrando resistência e dificuldades no cemitério administrado pela igreja Católica. O pedido do ilustre educador foi rejeitado pela maioria dos vereadores em reunião realizada no dia 16 de abril.

Outra história interessante em relação aos presbiterianos aconteceu no internato para mulheres do Colégio Evangélico, que se transformou em Colégio Carlota Kemper, hoje Fagammon. Segundo consta, dona Carlota Kemper, americana presbiteriana, responsável pelo internato feminino, estava trocando de roupas quando percebeu que alguém a observava através do buraco da fechadura. Dona Carlota rapidamente abriu a porta e flagrou uma serviçal a observando.

Questionada, a mulher contou a dona Carlota que o padre havia dito na igreja que "os americanos protestantes tinham os pés em fenda, eram como pés de cabras, por isso eles andavam sempre calçados". Curiosa e para tirar dúvidas, a mulher observava dona Carlota trocar de roupas para constatar se era verdade.

Dona Carlota, uma mulher sábia, imediatamente reuniu os presbiterianos americanos e contou a história, ela sugeriu a todos que ficassem descalços naquele dia e que fizessem todos seus afazeres sem os sapatos, para mostrar que não tinham os pés fendidos, como pés de cabras. Assim foi feito. Dr. Gammon foi um deles, ele andou durante todo o dia descalço na cidade, como se nada estivesse acontecendo.  

Apesar do movimento presbiteriano ter sido forte no final do século XIX e início do século XX, e apesar  do templo da Igreja Presbiteriana ter sido consagrado em 1899 em Lavras, somente em 14 de outubro de 1911 que a igreja ganhou autonomia e foi organizada a Primeira Igreja Presbiteriana de Lavras. O velho templo foi demolido e outro templo foi erguido no mesmo local e no dia 26 de novembro de 1944. A construção do novo templo na praça Leonardo Venerando ficou a cargo do construtor José Cicarelli. A cerimônia de consagração foi presidida pelo pastor Francisco Alves, ajudado pelos referendos Frank F. Baker e Benjamin Morais. E em 10 de março de 1963, foi organizada a "Segunda Igreja Presbiteriana de Lavras".

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras