Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 26/02/2015 21:39 - Atualizada em: 27/02/2015 10:19
Estudantes de Lavras levam conhecimento para o homem do campo de Luminárias
Estudantes se uniram para levar ao homem do campo as informações que aprenderam na faculdade

Homens do campo de Luminárias tiveram a oportunidade de aprender em palestra

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Um levantamento realizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) mostra que, por ano, quase 700 mil trabalhadores rurais sofrem acidentes no campo no Brasil, são acidentes, na sua maioria, com operação de máquinas agrícolas e manuseio de herbicidas.

A falta de informação não se restringe apenas ao descuido no manuseio de equipamentos, a falta de informação pode levar o proprietário rural a trabalhar e não conquistar nada, isso se deve ao despreparo de gestão técnica e financeira da propriedade. Peter Drucker, o mais respeitado pensador de negócios, afirma que para ganhar dinheiro hoje em dia você necessita de informação correta.

Um grupo formado por dois estudantes, sendo um do Uniten, outro da Fadminas e um técnico em Segurança do Trabalho, resolveram se unir e levar para o campo as informações que são passadas dentro das salas de aulas, informações que muitas vezes não chegam até o homem do campo.

Os estudantes Reinaldo Francisco Paulo Vitor Pereira e Kaio Saraiva, se uniram ao profissional em Segurança do Trabalho, Maxwell Alves da Silva, e se organizaram para levar conhecimento até aqueles que necessitam destas informações, para isso, contaram com o apoio da Prefeitura de Luminárias, de uma empresa de produtos agrícolas, a Terra Nova Insumos, do vereador Nivairto Aparecido de Assis, que é um produtor agropecuário, além da ajuda do engenheiro agrônomo e Secretário Municipal de Agricultura de Luminárias, Gustavo de Souza.

Eles reuniram os pequenos produtores da região de Luminárias no sítio "Padre Vitor" e repassaram a eles tudo que sabem para que eles possam usar no seu dia-a-dia. Reinaldo Francisco falou sobre a preocupação com a segurança e os cuidados que todos devem tomar no manuseio de uma simples ferramenta até uma máquina agrícola, além do uso de equipamentos de EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Kaio Saraiva falou sobre administração de empreendimento rural, orientou os produtores nas vendas e compras de produtos, de como buscar informações em órgãos ligados as secretarias municipal e estadual, Ministério da Agricultura e bancos, como proteger o patrimônio e noções de administração.

Maxwell Alves tratou de um assunto também importante: a aplicação de herbicidas na agricultura, que sem os cuidados adequados, causam danos irreversíveis nas pessoas, além de contaminar o consumidor final, aquele que adquire uma verdura com excesso de agrotóxicos. A aplicação correta e os cuidados são fundamentais para a saúde do produtor e do consumidor final, além de ser economicamente bom para o produtor. A quantidade certa e os cuidados na hora da aplicação, evitam o desperdício de produtos. Outro problema comum, o descarte correto das embalagens de agrotóxicos, também foi tratado durante o encontro com os produtores rurais de Luminárias.

O que seria um trabalho de ensino, pesquisa e extensão ganhou uma dimensão extraordinária, teve um grande aproveitamento que surpreendeu até mesmo as pessoas que ministraram as palestras e os apoiadores do evento, tanto que eles resolveram dar continuidade ao trabalho, levando este ensinamento a outras regiões. Se você é secretário municipal de agricultura, um comerciante de produtos agropecuário, um prefeito, um militante político ou um integrante de uma pastoral que queira levar até sua região esta equipe, entre em contato através do telefone (35) 9747-3674.

Os palestrantes falam uma linguagem clara e simples, facilitando o entendimento do homem do campo. Um trabalho desta natureza faz com que ele cuide bem de seu patrimônio e valoriza a sua identidade, e valorizar a identidade do homem do campo é fortalecer o pequeno produtor e a agricultura.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras