Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Tecnologia /


Publicada em: 20/02/2015 11:30 - Atualizada em: 12/08/2015 12:49
Equipe Troia conquista 1º lugar na batalha de robôs da Campus Party - veja fotos
Troia participou da disputa com o robô Aquiles, na categoria 27 kg, e com o seu mais novo projeto, o Pegasus, na categoria 13,6 kg

Troia no pódio da URC. Fotos extraídas da página do Facebook da equipe

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
   

A Equipe Troia (Tecnologia, Robótica, Otimização e Inteligência Artificial) da Universidade Federal de Lavras (Ufla) conquistou mais um prêmio. Desta vez, ela volta para casa com o título de primeiro lugar na categoria featherweight do torneio robótico Submarino URC (Ultimate Robot Combat), promovido durante a Campus Party, em São Paulo, neste mês de fevereiro.

Foram três categorias de combate: middleweight (55 kg), lightweight (27 kg) e featherweight (13,6 kg). Troia participou da disputa com o robô Aquiles, na categoria 27 kg, e com o seu mais novo projeto Pegasus, na categoria 13,6 kg. Pegasus – o robô vitorioso – enfrentou um round de três minutos, no qual quatro robôs estiveram em disputa com o objetivo de resistir aos ataques dos adversários. A batalha ocorreu em uma arena especialmente projetada, com uma dinâmica similar à do popular UFC.

Essa edição do torneio contou com a participação de 12 equipes, 28 robôs e mais de 140 competidores de diversas instituições e universidades de todo o Brasil.

Os membros da equipe Troia compartilharam na página do Facebook a vitória alcançada durante a competição. "Este álbum define bem o que foi participar desta emocionante disputa e sair com o primeiro lugar da categoria featherweight. A Equipe agradece mais uma vez a todos os envolvidos nesta conquista", relataram ao comunicar o final das competições, com a divulgação das fotos.

Os campeões foram presenteados com R$ 2.500 em vale-compras pela Submarino, varejista que organiza e patrocina o campeonato na Campus Party, além de prêmios de empresas parceiras.

A Troia dividiu o pódio com a equipe Kimauánisso, do Instituto Mauá de Tecnologia, que também conquistou o primeiro lugar na categoria featherweight do URC, com o robô Biribinha Atômica.

A história da Equipe Troia teve  início em meados de 2011, quando dez alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação da Ufla reuniram-se com o objetivo de construir um robô de combate para participar das competições promovidas pela empresa RoboCore. O grupo foi nomeado de NemecaBotz.

Paralelamente, três alunos, também do curso de Engenharia de Controle e Automação, reuniram-se com o intuito de construir um robô para participar das competições de sumô autônomo da RoboCore. Este grupo foi nomeado de Ctrl-A, Controle, Tecnologia, Robótica e Lógica Aplicada.

Ambos levaram certo tempo para produzir o seu primeiro protótipo, pois não possuíam conhecimento técnico na área da robótica, nem mesmo estrutura física e recursos suficientes.

Os grupos só tomaram conhecimento um do outro dois meses antes da primeira competição da qual iriam participar: a Winter Challenge 2012, que ocorreu em Jaguariúna (SP).

Após o evento, ambos viram a oportunidade de unirem-se, tornando-se uma equipe mais forte. No dia 27 de junho de 2012, criaram a Equipe de Robótica Troia. Desde então ela vem projetando, desenvolvendo e construindo vários tipos de robôs, de diferentes categorias.

Atualmente a Equipe conta com membros de vários outros cursos da Ufla, como Ciência da Computação, Física e Filosofia.

Fonte: Ascom/UFLA

Confira as fotos da Equipe Troia na Campus Party 2015. As fotos foram disponibilizdas na página do Facebook da equipe. Clique nas miniaturas para visualizar as imagens em tamanho real:

www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 
 

Leia também:

 

Polícia Civil desmantela quadrilha de estelionatários em Lavras - veja fotos
PM identificou homem que fez incitação criminosa contra policiais em Lavras
Marília Mendonça já estava contratada para fazer show em Lavras no próximo LRF; anúncio seria feito na semana que vem
Mulher de Lavras perdeu o celular e fez BO de roubo para aplicar golpe na seguradora
Divulgação sobre a instalação de empresa indiana em Lavras gerou questionamentos nas redes sociais
Rayanna Lima, a Princesa Teen Lavras 2020, venceu o concurso de Miss Minas Gerais Unificado 2021 em BH
PM prende no centro de Lavras, homem acusado de estupro em Itutinga
Autoridades já identificaram 15 dos 26 corpos do bando do "novo cangaço"
Bombeiros de Lavras atenderam acidente com caminhão carregado com diesel em Macaia
Confronto entre polícia e bandidos termina com 25 mortos em Varginha
Aumentou o número de cientistas da Ufla no ranking dos mais influentes do mundo
Receita Federal encontra inconsistência em declarações de empresas de Lavras
Ufla é a instituição de Minas Gerais com maior porcentual de cursos 5 estrelas
Vestibular de bolsas do Unilavras está com inscrições abertas
Polícia Civil recupera carga de sucata furtada e prende três pessoas em Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras