Vereador Evandro Castanheira Lacerda, presidente da Câmara Municipal de Lavras
O vereador Evandro Castanheira Lacerda falou, na reunião ordinária da Câmara Municipal de segunda-feira, dia 8, que a prefeita Jussara Menicucci vai pedir revisão do Censo 2010 no levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A revisão será apenas nas residências que estão fechadas. Para ela, a contagem ficou abaixo da expectativa, o que acarreta em uma estagnação do repasse de verbas federal e estadual e, conseqüentemente, diminuição da arrecadação.
Castanheira não informou o valor que a cidade está perdendo com a contagem, mas garantiu que o resultado prejudica o orçamento do município. Os cálculos são feitos com base no número de pessoas que mora nas cidades. Castanheira disse que a população flutuante, aquela de estudantes da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e do Centro Universitário (Unilavras), utilizam toda a estrutura do município, mas não são contadas como moradores da cidade.
Os dados preliminares mostraram que Lavras tem uma população de 92,5 mil habitantes, quando a previsão era de ultrapassar a casa dos 100 mil.
O IBGE, no entanto, afirma que o município precisa fundamentar o pedido, apresentando comprovações ou números que justifiquem o questionamento. Além do aspecto econômico, o resultado do Censo também influencia na parte política. Dependendo do número de habitantes, a Câmara Municipal aumentaria uma cadeira.