Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 05/02/2015 10:37 - Atualizada em: 05/02/2015 13:32
Magneti Marelli qualificou mais um grupo de jovens em Lavras através do Formare
A orientação pedagógica baseia-se nas recomendações do Ministério da Educação (MEC) que prevê o desenvolvimento de competência e habilidades obtidas a partir da associação entre teoria e prática

Cerimônia de formatura dos jovens será realizada amanhã, dia 6, sexta-feira, no Clube de Lavras (Foto: Divulgação Magneti Marelli)

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

Há 11 anos que uma das principais fabricantes de sistemas e componentes automotivos do mundo, a Magneti Marelli, aderiu ao programa Formare no Brasil. O Formare oferece cursos de qualificação profissional, preparando jovens a partir de 16 anos, de famílias carentes, para o mercado de trabalho. Nestes 11 anos a Magneti Marelli formou mais de 800 adolescentes, incluindo os 80 que finalizaram o curso no ano passado.

As cerimônias de formatura destes alunos que finalizaram o ano passado serão realizadas nos dias 29 de janeiro, na cidade de Amparo (SP) e 5, 6 e 10 de fevereiro em Hortolândia, Lavras e Mauá, respectivamente. A formatura da turma de Lavras, composta de 19 jovens, será realizada no Clube de Lavras a partir das 19h.

O Formare desenvolve potencialidades de jovens de comunidades de baixa renda para integrá-los à sociedade como cidadãos e profissionais. Os cursos oferecidos nas escolas são certificados pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e reconhecido pelo Ministério da Educação.

O projeto é realizado em parceria com a Fundação Iochpe, organização que se dedica a apoiar profissionais e empresas em suas ações de desenvolvimento sustentável. Segundo dados da própria Fundação, cerca de 80% dos ex-alunos do Formare entram no mercado de trabalho logo após o término do curso.

O grande diferencial do Formare é reunir comunidade, empresa e empregados dentro de um mesmo programa. Isso porque os educadores dos cursos são os funcionários da empresa, que atuam de forma voluntária durante o horário de trabalho. Hoje, a Magneti Marelli conta com cerca de 350 educadores voluntários trabalhando no programa, que recebem um treinamento específico e se tornam aptos a transmitir seus conhecimentos para os adolescentes. Anualmente, são realizadas mais de 3000 horas de voluntariado nas quatro escolas Magneti Marelli.

Com uma média de investimento anual de R$ 175 mil por escola, salas de aula com toda a infraestrutura necessária são mantidas dentro das fábricas de Hortolândia, Amparo e Mauá, no Estado de São Paulo, e em Lavras.

Ao todo são oferecidos quatro cursos diferentes nas escolas da Magneti Marelli: Assistente de Manutenção de Máquinas Automatizadas de Produção (Hortolândia), Operador de Manufatura de Produtos em Metal e Serviços (Amparo), Mecânico de Produção e Montagem de Produtos (Lavras), Assistente de Produção e Montagem Mecânica (Mauá/Santo André). Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação por meio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e são definidos levando em conta as atividades da Magneti Marelli e das demais empresas da região.

Cada curso atende a 20 jovens e tem duração de um ano. O aluno, que é selecionado na comunidade por meio de provas, entrevistas e visitas domiciliares – que atestam sua verdadeira necessidade em participar do projeto – recebe todos os benefícios para que possa frequentar as aulas de maneira satisfatória, incluindo transporte, uniforme, bolsa-auxílio, refeição e assistência médica.

Além de aulas técnicas, temas como higiene, saúde, segurança, comunicação e relacionamento, diversas atividades de integração (música e teatro, horta, por exemplo) também são ministradas pelos empregados da Magneti Marelli.

Depois de concluir o curso, o aluno estará mais preparado a ingressar no mercado de trabalho podendo fazer parte do quadro de colaboradores da Magneti Marelli, porém isto dependerá do número de vagas disponíveis na empresa e também da idade do candidato, além de outros critérios classificatórios.

Eduardo Cicarelli (Jornal de Lavras)   Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras