Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 01/02/2015 16:15 - Atualizada em: 02/02/2015 00:02
Samu de Lavras recebeu duas ambulâncias: uma UTI móvel e uma básica
Samu já está funcionando em Lavras desde às 7h da manhã de ontem, sábado

A base do Samu Lavras fica no quartel do Corpo de Bombeiros da BR-265, próximo ao trevo de Ribeirão Vermelho, um ponto estratégico para o atendimento de urgência e emergência. Foto: Jornal de Lavras

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

O atendimento das ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) em Lavras teve início ontem, dia 31. Na sexta-feira, dia 30, foi inaugurado em Varginha Samu Macro Sul, sede do serviço no Sul de Minas. A inauguração contou com as presenças do governador Fernando Pimentel e do ministro da Saúde Arthur Chioro, eles lamentaram, em seus pronunciamentos, a demora de 12 anos para que o serviço chegasse ao Sul de Minas.

"É uma vergonha para Minas ser a terceira pior cobertura de Samu no Brasil. Vamos atender bem Minas Gerais no quesito saúde e não é só no serviço de urgência e emergência, serános centros de especialidade médica, nos hospitais regionais. Vamos dar um salto", afirmou o governador.

Já o ministro Arthur Chioro, disse em seu discurso, que o Samu demorou para chegar ao Sul de Minas. "Hoje, 75% da população brasileira, ou seja, 151,6 milhões de brasileiras e brasileiros contam com a cobertura do Samu. Jamais imaginei que o Samu levaria 12 anos para chegar ao Sul de Minas. O importante é que, hoje, essa história já começa a mudar aqui na região e logo começará a mudar em todo o Estado", disse o ministro.

Dos 153 municípios que serão atendidos pelo Samu Macro Sul, 34 servirão como cidades base para o atendimento da região e Lavras será uma dessas bases. Durante o evento, 43 ambulâncias foram divididas entre esses municípios, sendo que nove são Unidades de Suporte Avançado (USA – UTI Móvel) e o restante são Unidades de Suporte Básico (USB).

A base de Lavras fica no quartel do Corpo de Bombeiros da BR-265, próximo ao trevo de Ribeirão Vermelho, um ponto estratégico para o atendimento de urgência e emergência. Lavras recebeu duas ambulâncias, uma Unidade de Suporte Avançado (USA – UTI móvel) e uma Unidade de Suporte Básico (USB).

As 34 cidades que compõem o consórcio do Samu e são bases regionais são: Lavras, Alfenas, Aiuruoca, Boa Esperança, Cambuí, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Cássia, Caxambu, Delfinópolis, Extrema, Guapé, Guaxupé, Itajubá, Lambari, Luminárias, Machado, Nepomuceno, Nova Resende, Ouro Fino, Paraisópolis, Passos, Piumhi, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Três Pontas e Varginha.

Dessas, apenas nove cidades receberam duas ambulâncias, uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que é uma ambulância equipada com todos os recursos de uma UTI Móvel, e uma ambulância Unidade de Suporte Básico (USB), foram elas: Lavras, Alfenas, Itajubá, Passos, Piumhi, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Varginha e São Lourenço. As demais receberam apenas uma ambulância, a Unidade de Suporte Básico.

A ambulância USB é utilizada em casos de urgência, quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte iminente. O resgate é feito por um condutor-socorrista e um técnico de enfermagem. Já a USA é acionada quando é necessária a intervenção médica. Nesses casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista, um médico e um enfermeiro.

Eduardo Cicarelli (Jornal de Lavras)   Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras