Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 01/02/2015 12:04 - Atualizada em: 01/02/2015 16:15
Sobe para 21 o número de cidades mineiras que cancelaram o carnaval
Aumentou o número de cidades que cancelaram o carnaval por causa da crise hídrica, falta de dinheiro, crescimento da violência, para poupar energia elétrica e outros fatores

Imagem extraída do site da Prefeitura de Bom Jardim, no Maranhão, que também cancelou o carnaval deste ano

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

A grande probabilidade de o país mergulhar numa crise de falta de energia elétrica, falta de água, inflação, aumento descontrolado da violência e principalmente falta de dinheiro levou mais de duas dezenas de prefeitos mineiros a cancelarem o carnaval este ano, eles temem pelo que pode vir pela frente e querem, pelo menos, não serem cobrados depois por ter realizado gastos desnecessários.

A crise hídrica é um problema que atinge algumas regiões de Minas e o receio de uma "invasão" de foliões, além da falta de recursos decorrentes da diminuição de repasses, como o do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o anúncio do corte de 20% nas despesas anunciadas pelo Governo do Estado, foram argumentos usados pelos prefeitos para tomarem a atitude.

A onda de cancelamento começou na Região Centro-Oeste de Minas e se alastrou por todo o Estado. Prefeitos de cidades que tem tradição carnavalesca, como as históricas, que ficam impedidos de cancelar a festa devido ao grande número de turistas que injetam dinheiro na economia desses municípios, cidades que ganham com a realização da festa, como Diamantina, São João del-Rei e Ouro Preto, foram obrigados a tomar medidas preventivas. Estas cidades mantiveram o carnaval, mas elaboram planos de emergência e diversas campanhas de conscientização para moradores e turistas.

A crise hídrica, por exemplo, é responsável pelo tradicional "banho de chuveirada" que marcaram o carnaval de algumas cidades, onde caminhões pipas jogavam água sobre a multidão, isso não terá mais, pelo menos esse ano, garante as prefeituras de Diamantina, Congonhas e Ouro Preto, onde esta prática fazia parte da festa.

  Até o momento as cidades que tomaram a decisão de cancelar o carnaval por escassez de água, questões de segurança ou problemas financeiros foram: Arcos, Carmo da Mata, Carmópolis de Minas, Cláudio, Formiga, Iguatama, Itabira, Itaguara, Itambé do Mato Dentro, Itapecerica, Lagoa da Prata, Mateus Leme, Moema, Oliveira, Passatempo, Piracema, Recreio, Santa Maria de Itabira,, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Francisco de Paula e São Gonçalo do Pará.

Eduardo Cicarelli (Jornal de Lavras)   Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras