Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 30/01/2015 09:37 - Atualizada em: 30/01/2015 15:59
Prefeito de Iguatama toma medida extrema e para a cidade
Uma medida inédita foi tomada ontem pelo prefeito da cidade de Iguatama, a cidade parou literalmente

Vista parcial da cidade de Iguatama. Foto: Prefeitura Municipal de Iguatama 

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

A cidade de Iguatama, na Região Centro-Oeste de Minas, está literalmente parada, isso porque o prefeito Leonardo Carvalho Muniz (PSD), decretou ontem, na quinta-feira, dia 29, "Estado de Emergência Administrativa e Financeira" pelo prazo de 90 dias. O argumento do Chefe do Executivo é que a prefeitura está com dificuldades para cumprir com suas obrigações financeiras.

Uma série de condenações na Justiça com a necessidade de pagar multas, além da retenção de repasses de recursos, fizeram com que a prefeitura de Iguatama parasse. Segundo a administração, a dívida do município é de mais de R$ 1.145 milhão. Com a medida extrema, o município anunciou uma série de atitudes. Dentre elas, está o adiamento do início das aulas na rede pública municipal por tempo indeterminado, paralisação do uso de máquinas e veículos e suspensão das compras pela administração. As festividades do carnaval na cidade também foram suspensas. 

O anúncio da "paralisação" do município foi publicado ontem à tarde no site da prefeitura daquela cidade e através de nota distribuída para a imprensa. De acordo com o comunicado, o bom funcionamento dos cofres públicos foi prejudicado pela retenção de quotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), devido ao não pagamento de contribuições previdências; exigência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome da devolução de uma quantia referente a não prestação de contas; necessidade de efetuar o pagamento de mais de R$ 750 mil até o dia 15 de fevereiro referente a parcelas dos precatórios originados pelo Termo de Ajustamento e Conduta (TAC)  assinado pelo prefeito da administração do ano de 2002, que seria para construção de matadouro, e pelo descumprimento da ordem judicial, em que vedava o lançamento de esgoto no Rio São Francisco, e outros problemas apontados.

Nenhuma outra cidade de Minas Gerais chegou a esse ponto de literalmente parar por falta de recursos. O prefeito de Iguatama encerrou a nota dizendo: "Contamos com a sensibilidade da justiça para que o povo de Iguatama não seja prejudicado pelas atitudes de alguns prefeitos", finalizou.

Eduardo Cicarelli (Jornal de Lavras)   Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras