Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 28/01/2015 23:50 - Atualizada em: 29/01/2015 11:17
Carnaval antecipado em Conceição da Barra de Minas
Conceição da Barra de Minas é uma cidade histórica da região famosa por realizar o seu carnaval uma semana antes da data oficial

Centro de Conceição da Barra de Minas, cidade histórica que realiza seu carnaval antecipado uma semana antes da data oficial. Foto: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

A cidade de Conceição da Barra de Minas é uma das cidades mais acolhedoras da região da Estrada Real, visitar Conceição da Barra é fazer um passeio na história. Para se ter uma ideia, a rua principal da cidade foi construída seguindo as antigas trilhas deixadas pelos bandeirantes, entre eles Fernão Dias Paes Lemes, o "Caçador de Esmeraldas".

Aquela cidade oferece aos turistas passeios incríveis em trilhas que levam às antigas mineradoras de cassiteritas, também a ruínas de fazendas da época do Brasil Colônia. A cidade faz parte do roteiro da Estrada Real.

Conceição da Barra de Minas tem também atrações culturais diversas, mas uma delas é o carnaval antecipado, que é realizado uma semana antes do carnaval convencional. É o famoso Pré-carnaval de Conceição da Barra de Minas, que este ano entra na sua 23ª edição.

Este ano o evento foi reestruturado, segundo explicações do secretário municipal de Cultura e Turismo da cidade, Filipe Ávila. Um dos pontos em que a secretaria mais trabalhou foi na questão da segurança dos foliões e dos visitantes, durante os quatro dias de folia. "Com o apoio da Polícia Militar, conseguimos aumentar a segurança para três pontos de apoio e registro de ocorrências, inclusive com câmeras 360º (speed cam) que farão monitoramento em tempo real para garantir um evento de qualidade e seguro para todos os foliões, pois a estimativa é que mais de 10 mil pessoas passem pela cidade durante a festa", disse Ávila.

Ainda de acordo com Filipe Ávila, dois ambientes serão montados, um na tradicional na Praça Central e o segundo na praça Santo Antônio com banda carnavalesca, concentração de blocos, saída de trio elétrico, etc. E o carnaval da tecnologia, com Wi-Fi liberado para os foliões usarem a hashtag #carnavalcbm2015 nas redes sociais; 2 dias com trio elétrico; 2 dias com baterias de escolas de samba; 16 torres de som distribuídas pelas ruas da cidade. A cobertura fotográfica completa do evento você acompanha através do site guiadasvertentes.com.br.

De acordo com a programação do evento, na quinta-feira, dia 5, o carnaval temporão de Conceição da Barra de Minas começa às 18h, com som mecânico na praça Central; às 20h30, abertura oficial do XXIII pré-carnaval com o Bloco das Crianças, Bloco do Boi e Bloco da Melhor Idade (praça Central);
21h, concentração do Bloco Pé de Cana (Rosário) – Saída 23h (carro de som).

No dia seguinte, sexta-feira, dia 6, às 18h, som mecânico no centro da cidade; 19h concentração Bloco do Ibope e Bloco do Funil, com grupo de pagode "Renovação do Samba", na praça Santo Antônio; 21h, saída Trio Elétrico com os Blocos do Ibope e Funil; 22h, concentração do Bloco das Piranhas, com saída às 23h com a Bateria da Girassol (SJDR), e às 5h da madrugada de sábado, dia 7, o bloco da Alvorada.

A partir das 13h de sábado, concentração do Bloco Cai Dentro (Rosário), com grupo "Renovação Pagode de Primeira"; às 17h, saída Trio Elétrico até a praça Santo Antônio com recepção de "Pacote & CIA Bateria Furiosa Show". Enquanto isso, às 15h, na praça central da cidade, som mecânico até às 5h; a partir das 22h, na praça Santo Antônio, banda Carnavalesca vai animar os foliões.

No domingo, último dia do carnaval antecipado, a partir das 13h começa a animação com som mecânico; às 14h som automotivo, para veículos cadastrados e a partir das 20h, o desfile do bloco da Apoteose.

Conceição da Barra de Minas fica a 42 quilômetros de São João del-Rei e a 72 km de Lavras. Para obter mais informações sobre o carnaval de uma semana antes do carnaval oficial do Brasil, basta acessar culturacbmno facebook e no instagram para ficar por dentro de tudo que acontece. Mais informações pelo telefone (32) 3375.1133 – Secretaria de Cultura e Turismo.

Eduardo Cicarelli (Jornal de Lavras)   Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras