Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 11/01/2015 16:07 - Atualizada em: 11/01/2015 22:43
Verão deve ser curtido intensamente, mas com cautela
O verão é a estação do ano mais descontraída, é no verão que as pessoas adquirem um bronzeado e usa roupas mais leves; mas o verão esconde também alguns perigos que devem ser observados

Piscinas do Lavras Tênis clube na manhã deste domingo de muito calor. Foto: Jornal de Lavras

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

O verão chegou com força total e o sol escaldante, o horário de verão e um final de semana não se tem outra escolha: procurar se refrescar. Isso é saudável, mas tem que seguir regras de saúde. Em primeiro lugar o local onde se refrescar tem que ser seguro, depois se proteger do sol com bloqueador solar e também é necessário ficar atento à hidratação e alimentação leve, de preferência frutas e verduras.

Existem pessoas que tem o privilégio de se refrescarem em casa, são pessoas que tem piscinas, podem ser grandes ou pequenas, o importante e atender a demanda da família. Neste caso, acrescente na lista de cuidados um item importante: não descuidar de crianças à beira d'água durante 24 por dia, minutos de descuido pode ser fatal.

Mas nem todos tem piscinas em casa, restando procurar um lugar - mas que não sejam rios e lagos sem segurança. A melhor opção neste caso são os clubes. Em Lavras os clubes da cidade estão repletos. Na manhã deste domingo, no Lavras Tênis Clube (LTC), por exemplo, muita gente estava no entorno das piscinas. Aquele clube tem piscinas para crianças e para adultos, todas com muita segurança. O clube oferece também outras opções como academia, sauna e quadras poliesportivas, todas ficam lotadas nesta época do ano.

Outros locais bastante procurados são as represas do lago do Funil e de Camargos, nestes lugares, além de se refrescarem, os banhistas praticam esportes náuticos, passam o dia à beira d'água e, apesar do cansaço físico, que é facilmente recuperado com uma boa noite de sono, recuperam energias para começar uma nova semana.

Com a forte onda de calor que tem assolado Lavras e todo o Sul de Minas, desde o início do ano, é cada vez maior o número de pessoas que procuram as águas. Para tanto, o Corpo de Bombeiros emite um alerta para os cuidados a serem tomados pelos banhistas.

Segundo a corporação, o risco é maior em rios devido à força da correnteza, as constantes mudanças do piso e também pela profundidade. É desaconselhável nadar sozinho porque pode acontecer alguma cãibra ou exaustão que provoque perda de força e, desta forma, o afogamento. A dica é que crianças entrem só em rios rasos e acompanhados de responsáveis maiores de idade e que saibam nadar. Os pequenos devem estar equipados com bóias, flutuadores ou coletes salva-vidas que garantem ainda mais a segurança.

Entre jovens e adultos os afogamentos são causados pela ingestão de remédios ou bebidas alcoólicas antes de nadar ou, ainda, devido a trauma principalmente batendo a cabeça em pedras ou objetos maciços por saltar de alguma elevação para dentro d'água. Excesso de confiança e exaustão de nadadores também pode levar ao risco de afogamentos. Brincadeiras como "caldos", "trotes" ou "saltos" devem ser terminantemente evitadas.

Para os bombeiros, o correto é se divertir em piscinas, neste caso, as dicas são: que as pessoas utilizem apenas clubes com o certificado de vistoria regularizado e em dia, evitem exposição exagerada ao sol, mantenha a hidratação, sobretudo das crianças e cuidado com quedas nas bordas.

Para o Corpo de Bombeiros, os locais considerados mais perigosos para banhos são: rio Grande, rio Capivari, açudes na zona rural onde não existem moradores próximos, lagoas onde não se conhece a topografia e riachos com pedras. Nestas áreas são mais frequentes as ocorrências de afogamento.

 Jornalista Eduardo Cicarelli (Jornal de Lavras)   Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras