Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Educação /


Publicada em: 08/01/2015 10:06 - Atualizada em: 08/01/2015 14:39
Ufla disponibiliza 783 vagas para o SiSU; inscrições começam dia 19
Estas 783 vagas correspondem a 60% do total de vagas deste primeiro semestre. Já no segundo semestre, 100% das vagas serão preenchidas pelo SiSU

Prédio da Reitoria da Ufla. Foto: Jornal de Lavras

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

Foi publicado nesta semana, no Diário Oficial da União (DOU) o Edital que regulamenta o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) neste primeiro semestre de 2015. O período de inscrições começa em 19 deste mês e termina às 23h59 do dia 22. Podem concorrer às vagas da educação superior pública candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e não tenham obtido nota zero na redação.

As inscrições devem ser feitas na página do SiSU na internet e não são cobradas taxas. Cada estudante pode optar por até dois cursos de graduação. Durante o período de inscrição o candidato pode acompanhar pelo sistema sua classificação parcial e as notas de corte. A previsão é de que os resultados sejam divulgados no dia 26, em única chamada.

O SiSU é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O processo seletivo é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet. A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do SiSU ofertam vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas.

Em Lavras, a Universidade Federal (Ufla) disponibiliza vagas para o SiSU. As vagas disponibilizadas durante o processo seletivo no primeiro semestre correspondem a 60% do total, sendo, portanto, 783, das 1305 vagas disponibilizadas para ingresso no primeiro semestre de 2015 na universidade. As demais são destinadas aos candidatos do Processo de Avaliação Seriada (PAS). Já no segundo semestre, 100% das vagas são preenchidas pelos candidatos inscritos no SiSU.

A Ufla oferece à população os seguintes cursos, neste período: Administração, Administração Pública, Agronomia, Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciência da Computação, Direito (Bacharelado), Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia Florestal, Física (licenciatura), Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Letras (Português e Inglês – Licenciatura), Matemática (licenciatura), Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Química (Licenciatura), Sistemas de Informação e Zootecnia.

Os cursos ofertados pela Ufla alcançam avaliações externas de destaque. Pelo Índice Geral de Curso (IGC/MEC) divulgado em dezembro de 2014, a instituição é considerada a melhor de Minas Gerais e a terceira melhor do país. A liderança em Minas ocorre há cinco anos consecutivos.

No Ranking Universitário Folha (RUF 2014), a Ufla aparece como a 4ª instituição de ensino superior brasileira em número de publicações por docente e também a 4ª em bolsistas de produtividade. Outra avaliação importante é o Guia do Estudante, no qual os cursos da instituição também são avaliados positivamente.

A universidade passa atualmente pela maior expansão de sua história, com investimentos em sua infraestrutura física, além de reconhecido trabalho na área ambiental. Pelo segundo ano seguido, conquistou o primeiro lugar entre as instituições de ensino superior brasileiras no ranking internacional Green Metric, que mede esforços relacionados a sustentabilidade e gestão ambiental.

Jornalista Eduardo Cicarelli (Jornal de Lavras)   Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras