Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 07/01/2015 17:23 - Atualizada em: 07/01/2015 23:56
Cemig alerta para os perigos das descargas atmosféricas nesta época
Cemig alerta para os perigos das descargas atmosféricas e recomenda desconectar aparelhos da tomada

Imagem ilustrativa extraída do meteojus.blogspot.com

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

Minas Gerais é um dos estados que mais registra ocorrência de raios por ano. Para se ter uma ideia, em 2014, foram 1,1 milhão de descargas atmosféricas, mas o mais assustador é que Minas é o segundo no número de mortes. Foram 130 óbitos entre 2000 e 2013, segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O último óbito ocorrido em Minas foi na zona rural de Santo Antônio do Monte, região Centro-Oeste do estado. Naquela localidade, um homem de 44 anos trabalhava numa fazenda, em outubro do ano passado, quando foi atingido por uma descarga. A sua morte ainda não foi contabilizada entre as 130 ocorridas no estado.

Ontem, terça-feira, dia 6, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) distribuiu uma nota para a imprensa alertando para os perigos das descargas atmosféricas. De acordo com a assessoria da Cemig, o aumento na incidência de raios durante o período chuvoso, que se estende até abril, traz riscos à segurança da população, principalmente durante as pancadas de verão, tão comuns nesta época do ano. Por esse motivo, a Cemig alerta sobre esse tipo de acidente e ressalta os cuidados com os aparelhos eletroeletrônicos durante as tempestades.

A Cemig alerta para alguns procedimentos básicos que devem ser adotados durante as tempestades. Segundo o especialista, todos os equipamentos elétricos devem ser retirados das tomadas, evitando riscos de queima ou à segurança das pessoas. Apesar da rede elétrica possuir dispositivos de proteção contra sobretensões, durante as chuvas o raio pode cair nos fios da rede elétrica e, apesar de remota, existe a possibilidade de chegar às residências por meio da fiação, podendo atingir os aparelhos e até os moradores se estiverem em contato com eles, por isso, em caso de temporais com descargas, o procedimento correto é desconectar os aparelhos da tomada.

Outro ponto importante é que, durante períodos de rajadas de ventos e descargas atmosféricas, as antenas de TV podem se desregular. "Se isso acontecer, ninguém deve subir nos telhados para ajustá-las, pelo risco de queda, de choque elétrico e de ser atingido por um raio", explica a Cemig na nota.

A Cemig alerta também que em hipótese alguma deve-se usar o telefone com fio durante tempestades. Se houver a necessidade de utilizar o telefone durante as tempestades, a melhor opção é o celular, desde que o aparelho não esteja plugado na tomada. O raio provoca queimaduras gravíssimas e pode provocar parada cardiorrespiratória, que pode levar a pessoa à morte, alerta a nota da Cemig.

Uma das ocorrências mais graves em redes de distribuição é o fio partido, que acontece na maioria das vezes em dias de eventos climáticos de grande vulto, como tempestades ou ventanias. Caso alguém se depare com um cabo partido, é imprescindível que se mantenha distante do local, se possível não permitindo que outras pessoas se aproximem, e ligue imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia.

 Jornalista Eduardo Cicarelli (Jornal de Lavras)   Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras